Header ad
Header ad

Saiba como cultivar uma horta ôrganica em casa

Se você sonha com uma horta, mas mora em apartamento ou espaços reduzidos e não tem tempo, não precisa mais se preocupar. Já é possível cultivar facilmente temperos, leguminosas e hortaliças saudáveis em qualquer local, independentemente da estrutura.

Para pessoas que moram em casas que não têm quintal grande, ou em apartamentos pequenos, jardineiras e vasos são os locais perfeitos para uma horta. “Com cuidados simples e certa incidência diária de sol, em pouco tempo é possível colher hortaliças, temperos fresquinhos e até legumes orgânicos, livres de agrotóxico. E, o melhor, tudo produzido dentro de casa”, afirma a paisagista Mônica Leão, da Bem Verde Horta e Jardim.

“Fazer uma horta é algo agradável e relaxante, que proporciona bem-estar incrível. É muito gostoso você plantar o que você vai comer. As pessoas estão cada vez mais em busca de contato com a natureza, o que induz a uma vida mais saudável”, garante a paisagista.

Quatro dicas básicas para uma horta bem cuidada

  • Quatro horas de sol por dia;
  • Fazer a irrigação diária, uma vez por dia.
  • Saber colher da forma correta e prestar a atenção no corte que é feito na hora da colheita;
  • Ficar atento na adubação da terra e fazer sempre reposição de mudas.

A recomendação dos especialistas é começar com temperos como salsa, cebolinha, alecrim e hortelã, que podem ser plantados em vasos, ou seguir uma linha sustentável, e usar garrafas pet.  Outra dica para que a horta seja sempre orgânica é prestar atenção à procedência da semente.

“O grande desafio é dar atenção para procedência do material usado. Por mais que se tenha atitudes sustentáveis, nem todas as empresas cumprem com esses princípios e o produto final fica contaminado”, afirma Gelma Reis, sócio fundador da Ética Ambiental.

“Na hora de começar uma horta doméstica, muitas pessoas não se preocupam com a qualidade das sementes. Muitas vezes essas encontradas à venda contém veneno. É preciso comprar sementes orgânicas, livre de agrotóxicos, para uma colheita saudável”, alerta Mônica.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock