20 de Janeiro, 2018


Saiba como realizar as promessas que você fez para 2018

Saiba como realizar as promessas que você fez para 2018

DESTAQUE EDITORIAL

  • Pare de tentar ou ficar no quase, siga as dicas práticas deste artigo e alcance os objetivos e metas do seu negócio!

Sabe aquelas promessas que você faz quando vai iniciar um novo ano? Descubra como realizá-las!

Todo final de ano é comum fazermos diversas promessas e pensar em objetivos que desejamos realizar, desta forma, que tal uma ajudinha para conseguir realizá-los ao invés de ficar somente com promessas? Porém, antes de mostrar como funciona por meio de um exemplo, gostaria de lhe convidar a refletir quais são seus principais sonhos, objetivos e metas relacionados ao seu negócio? Para isto, pegue um lápis e um papel e escreva no mínimo um objetivo e uma meta relacionada a este objetivo.

É possível que neste momento você esteja se perguntando qual a diferença entre sonho, objetivo e meta?

Sonho é algo que queremos, porém, de forma pouco estruturada e não muito clara, em contrapartida, o objetivo é algo mais claro e racional, é o ponto inicial para o estabelecimento do planejamento, além de facilitar a determinação de prioridades e tomada de decisões. A grande maioria das pessoas, na busca do alcance daquilo que foi planejado, em vários momentos, acaba se desviando do caminho por não saber diferenciar seus esforços para o que é urgente e aquilo que é importante, o que pode gerar insatisfação ou frustração por não enxergar a evolução dos resultados ou pelo não alcance dos objetivos, sendo o estabelecimento de metas uma das soluções para este problema.

A meta é algo claro, específico, desafiadora e com significado pessoal, além de ser a etapa complementar após o estabelecimento do objetivo, em que você deverá estabelecer indicadores para tornar mensuráveis os resultados, além de gerar histórico que possibilitará visualizar a evolução destes resultados. Isto ajudará você a manter-se focado e no caminho certo, além de lhe proporcionar uma visão clara de quando insistir, desistir ou mudar de estratégia.

Um modelo simples e eficaz para alcançar metas é o modelo SMART, que em inglês significa “inteligente”, um acrônimo das palavras: Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-based (Tangível no tempo). Aqui estão os 5 ingredientes para fundamentais para estabelecer metas e alcançar resultados na sua empresa, sendo assim, descubra a seguir como utilizar cada um destes ingredientes.

S = ao estabelecer uma meta seja específico e lembre-se que ela deve estar diretamente relacionada ao objetivo a ser alcançado;

M = deve ser possível de se mensurar a meta, definindo-se em quanto tempo quer atingi-la, quando quer cumpri-la e como vai aferir esta meta;

A = é importante definir objetivos e metas de acordo com a sua realidade, para isto, utilize-se de indicadores e do histórico destes indicadores, além disto, se possível, tome conhecimento de como está a média destes mesmos indicadores comparando-os com os de seus concorrentes;

R = todos os ingredientes têm igual importância, porém, este se destaca por funcionar como combustível para os demais, afinal, a relevância aqui tem sinônimo de propósito, sendo que suas motivações serão fruto deste propósito, ou seja, é aqui que você deve definir por que a meta é importante para você ou para o seu negócio, tirando você e a sua equipe da zona de conforto. Uma meta não relevante não sentido algum ser estabelecida.

T = as metas devem ser planejadas, organizadas e alcançadas dentro de um período determinado de tempo, ou seja, se você não fizer a devida gestão do tempo o resultado será prejudicado.

Antes de partimos para nosso exemplo de meta no modelo SMART, é importante lembrar que a meta deve ser desafiadora, porém alcançável, caso contrário ela poderá gerar frustração.

Dentro do ambiente empresarial, objetivos e metas geralmente visam aumentar os lucros da empresa, motivar os colaboradores, atender as demandas de mercado e satisfazer seus clientes. Pode-se citar como exemplo no ambiente empresarial, por meio do modelo SMART, a seguinte meta relacionada ao objetivo de desenvolver novos canais de venda.

Meta = comprar um veículo da marca GM, tipo Montana, motor 1.6, ano 2012 e modelo 2013 até 26/01/2018 para utilizar para fazer entrega delivery e ser mais uma opção de canal de vendas.

S = comprar um veículo com todas as especificações definidas (marca, tipo, motor, ano e modelo);

M = é mensurável pois assim que você tiver o veículo em mãos a meta estará concretizada;

A = a empresa tem dinheiro em caixa disponível para comprar e manter o veículo, desta forma, a meta é atingível;

R = como o objetivo da empresa é desenvolver novos canais de venda e ela ainda não faz delivery por falta de veículo próprio para isto, comprar o veículo específico para fazer entregas permitirá a empresa desenvolver seus canais de venda;

T = foi definida data limite a data limite da compra do veículo para início da operação, sendo assim, a meta está planejada, organizada e deverá ser alcançada em prazo determinado.

Para finalizar, gostaria de lhe dar duas dicas de ouro para estabelecer os objetivos no seu negócio:

1. Uma grande dificuldade que as pessoas encontram para estabelecer metas está no fato de tomar decisões que irão força-las a abrir mão de outras possibilidades, sendo assim, saiba que o ato de liderar uma equipe ou empresa rumo ao alcance de metas exigirá de você muita resiliência;

2. A empresa faz parte da sua vida e ela pode ser utilizada como forma para alcançar seus objetivos e metas pessoais, desta forma, fique atento em definir objetivos e metas para seu negócio, eles precisam estar alinhados e, principalmente, precisam ter propósitos convergentes.


Fonte: Administradores

CC BY 4.0 Saiba como realizar as promessas que você fez para 2018 by Rafael Souza is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Rafael Souza

Analista de Negócios no Sebrae-SP na regional de São José dos Campos, graduado na área de TI, especialista em gestão estratégica de negócios e em gestão de pessoas.

OUTRAS PUBLICAÇÕES