Header ad
Header ad

Segurança do trabalho, prevenção em nome da qualidade

Segurança do Trabalho

A portaria nº 3.124/1978 dispõe sobre normas e procedimentos relativos à implementação de rotinas para garantir que as boas práticas em segurança do trabalho sejam observadas e respeitadas. Trata-se de um documento oficial bastante amplo e minucioso, composto por 28 Normas Reguladoras (NR), que versam de procedimentos de inspeção a normas de fiscalização e penalidades previstas. Para auxiliar o Jornalismo Colaborativo a entender melhor o que representa essa atividade, contamos com Sérgio Machado, do marketing da empresa Santa Carolina Gestão e Serviços, da área de gestão em saúde empresarial.

De acordo com Sérgio “a Segurança do Trabalho, nos termos legais que a delimitam, visa a proteção do trabalhador, a prevenção de acidentes e a minimização de riscos envolvidos às diversas atividades laborais. Entre as muitas disciplinas que engloba, estão a Medicina do Trabalho e Higiene, Prevenção contra Incêndios, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Padrões e Normas Técnicas, entre outras”.

A implementação de um setor responsável por gerenciar a segurança do trabalho é obrigatória, e empresas que não observam essa determinação legal estão sujeitas a sofrerem sanções por parte da justiça trabalhista. Contudo, a importância de ter estruturado um setor ligado à segurança laboral deve ter como premissa não apenas a adequação à lei, mas a promoção do bem estar e na valorização do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Quais profissionais compõem o setor de segurança do trabalho?

Como segmento multidisciplinar, a segurança do trabalho é composta por uma miríade de profissionais, que atuam de forma direta ou indireta, entre os quais:

  • Técnico de Segurança do Trabalho – responsável pela execução e controle das medidas de segurança.
  • Médico de Segurança do Trabalho – realiza inspeções de saúde anuais, assim como exames de admissão, demissionários e elaboração de ASOs, Atestado de Saúde Ocupacional.
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho – presta assessoria e realiza inspeções de instalações, equipamentos de proteção individual (EPI) e condições gerais de trabalho.
  • Enfermeiro do Trabalho – executa planos e medidas de prevenção a doenças e de higienização, realiza exames periódicos e presta primeiros socorros. Pode ser acompanhado ou não por um Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock