Header ad
Header ad

Semana da Urologia – cuide da sua saúde!

Semana da urologia

A Semana da Urologia é celebrada na cidade do Rio de Janeiro desde 2005, quando foi criado por meio do Projeto de Lei nº 302. O marco inicial anualmente é o dia 12 de setembro, dia dedicado ao médico urologista. Entre os objetivos da lei é chamar a atenção da sociedade, em especial os homens, para a necessidade de cuidar da saúde de seu aparelho reprodutor e urinário. Mulheres também podem consultar o urologista, para cuidar de eventuais problemas no trato urinário, desde que não envolva o órgão reprodutor.

Recente pesquisa da SBU, Sociedade Brasileira de Urologia, revelou números preocupantes relativos à saúde do homem no Brasil. De um total de 3,2 mil entrevistados, metade revelou que jamais foi ao urologista. Os principais motivos apontados foram medo e falta de tempo.

O médico urologista exerce papel fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce, cálculo renal e câncer de próstata têm nesse profissional o caminho para tratamento e cura. No caso do câncer de próstata, a atuação do urologista é de fundamental importância. É ele quem realiza os exames preventivos e de detecção da doença, direcionando o paciente para o tratamento adequado.

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros

Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, aproximadamente 68 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados em todo o Brasil ao longo de 2015. Desses, cerca de 13 mil deverão ser de vítimas fatais, que perderão suas vidas principalmente por terem detectado a doença muito tarde para um tratamento efetivo.

O urologista Luiz Augusto Westin, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, alerta “homens acima de 45 anos precisam ir pelo menos a cada ano no urologista para fazer o exame de toque retal. Embora desperte o receio de muitos homens, trata-se de um procedimento extremamente simples, indolor e que não dura mais que dez segundos. Um pequeno e insignificante incômodo que pode fazer a diferença entre a vida e a morte”.

O câncer de próstata é o sexto mais recorrente em todo o planeta e entre homens é o mais comum mundialmente. Portanto, na semana da urologia, fique ligado, e dê esse toque em amigos e familiares.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock