Header ad
Header ad

A importância do sono para manter a pele saudável

Sono e pele saudável

Dormir bem é essencial para se ter uma vida saudável. Quando dormimos, o corpo realiza diversas funções biológicas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mas, além dos benefícios para o metabolismo, você sabia que dormir bem faz muito bem para a pele? Dormir bem pode ser melhor que muito creme de beleza.

Para descobrir quais os benefícios de uma boa noite de sono para cútis, conversamos com o médico cirurgião plástico Dr. Gabriel Duarte Basílio, da Clínica Inova, clínica de cirurgia plástica em Botafogo, Rio de Janeiro: “Durante o sono liberamos diversos hormônios, entre eles o do crescimento, chamado GH, que também evita a flacidez, sem falar que dormir bem deixa a pessoa com uma aparência naturalmente descansada”.

Além do hormônio GH, é liberada a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e prazer, e o cortisol, que ajuda a estar de bom humor e ter energia e disposição ao longo do dia. Ou seja, quer ficar linda e bem descansada? Vá para cama.

Dicas para dormir melhor

Mas sabemos que nem sempre podemos nos dar ao luxo de descansar as oito horas recomendadas pelos médicos. Com a rotina que envolve família, relacionamentos, amigos, trabalho e quem sabe até um hobby, fica impossível descansar como nossa pele merece. Por isso conversamos com Vivian Cardoso, coordenadora de marketing na Euro Colchões, especializada em camas box e no segmento de alto padrão, para pegar dicas preciosas para você ter uma noite tranquila. A empresa é associada ao Sleep to Live Institute, um instituto reconhecido internacionalmente pela qualidade de sua pesquisa em assuntos relacionados à saúde do sono. “Dormir bem nos dia de hoje parece uma utopia, mas com alguns cuidados no dia a dia, a noite pode ser muito mais tranquila e reparadora. O sono é algo que também pode ser aprendido”, declara Vivian.

O local onde dormimos é muito importante. Ter um quarto arejado, confortável e principalmente escuro pode ajudar você a adormecer mais rápido. Também controle a temperatura. Lugares mais frios, com temperaturas amenas, ajudam a dormir melhor. Além disso, desligue aparelhos eletrônicos que emitem luz pelo menos duas horas antes de dormir. Isso ajuda seu cérebro a entender que é hora de “desligar”.

Escolher o colchão adequado para você é muito importante, pois nem todo mundo se adapta bem a qualquer cama. Tem gente que gosta mais dos macios e outros preferem colchões mais firmes. “Escolha colchões fabricados com matérias-primas de qualidade e não tenha vergonha de deitar na loja, afinal você vai passar muitas horas com ele. Não pode errar”, alerta Vivian.

Dormir bem traz mil benefícios para sua saúde. Acrescentamos à listinha que uma boa noite de sono ainda ajuda a controlar a ansiedade e a obesidade, além de deixar sua pele maravilhosa. Siga essas dicas simples e economize muito nos cremes de beleza.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock