Header ad
Header ad

Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros

Acompanhe a Trasmissão Ao Vivo programada para o dia 12 de agosto de 2014

Apesar de termos, neste ano de 2014, a Lua quase cheia a “esconder” grande parte do espetáculo, no dia 12 agosto o Observatório Astronómico de Santana – Açores estará aberto, a partir das 21h00, para a observação da chuva de meteoros das Perseidas.

As Perseidas são das chuvas de meteoros mais populares, apesar de nem sempre serem as mais fortes, como acontecerá este ano, já que a Lua se encontrará muito brilhante, impedindo o visionamento dos meteoros mais pequenos. No entanto, durante o seu pico, poderão ser observadas cerca de 60 “estrelas cadentes” por hora. Esta “chuva de estrelas” decorre entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, podendo ser vistos alguns meteoros durante todo este período.

Google faz referência à chuva de meteoros com seu Doodle.
Google faz referência à chuva de meteoros com seu Doodle.

As “chuvas de meteoros” não necessitam de material específico para serem observadas, podendo qualquer pessoa, com alguma paciência, observar à vista desarmada. De qualquer forma, o OASA estará de portas abertas para todos os que queiram partilhar connosco uma noite pintada com uma “chuva de estrelas”. Teremos alguns telescópios apontados para a radiante e todas as condições para que todos possam estar confortavelmente “encostados” a observar esta “chuva de estrelas”.

O pico é esperado acontecer entre as 19h UT de 12 de Agosto e as 08h UT do dia 13, sendo mais provável o máximo acontecer entre as 00h00 e as 03h00 UT de 13 de Agosto, se bem que os modelos daInternational Meteor Organization sugerem que o máximo acontecerá na segunda parte do dia 12.

As Perseidas são uma “chuva de estrelas” resultante da passagem do cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido à sua radiante estar localizada na constelação de Perseus.

λ⊙ : 140.0°

Ascensão Reta: 48º

Declinação: +58°

Taxa Horária Zenital: 100

Carregue aqui para saber mais sobre esta chuva de meteoros.

Fonte: Observatório Astronômico de Santana

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock