26 de junho, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose

Osteorporose-saiba-tudo

Tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose
Uma das doenças mais silenciosas que existe e que pode trazer problemas devastadores à vida das pessoas é uma realidade na sociedade contemporânea. Em tempos de alimentação deficiente e muitos hábitos não saudáveis, a osteoporose continua atacando de maneira agressiva, principalmente as mulheres, que são as mais suscetíveis à doença. São mais de 10 milhões de brasileiros com a doença e sendo que mais de 75% das pessoas a descobre após a primeira fratura.
A doença se configura como a perda de massa óssea e que vai enfraquecendo os ossos de maneira silenciosa, até que em situações cotidianas, podem ocorrem fraturas, quando a doença já avançou. As fraturas de quadril e fêmur são as mais comuns quando se fala neste mal, que tende a crescer, principalmente pelo crescente envelhecimento da população. Se compara o ano de 1950 com as estimativas de 2050, o crescimento no número de casos pode aumentar até 400% o que é preocupante.

Fraturas decorrentes da osteoporose são causa de mortalidade de idosos

Um dos problemas mais sérios que acontece,é que a osteoporose causa fraturas, debilidade e diversas complicações, principalmente na fase idosa da vida, podendo inclusive levar a mortalidade de pessoas. Nas mulheres, há um imaginário que só se deve preocupar com isso após a menopausa. Isso não é verdade. O controle deve ser feito antes da entrada na menopausa de forma preventiva.
Além do sol, boa alimentação, os exercícios físicos são fundamentais. Segundo Renato Bastos da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, eles são fundamentais “exercício físico diário reduz muito a chance de ter a doença, além de contribuir para a melhoria de outras funções”. A osteoporose deve ser prevenida o quanto antes. Evite problemas, procure um médico o quanto antes e faça uma avaliação. Exames como a densitometria óssea ajudam a desvendar o mistério e dar um diagnóstico preciso sendo possível a recuperação.

CC BY 4.0 Tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose by Andrielle Bressane is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Andrielle Bressane

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock