21 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Uma galáxia anã nos confins do universo
Fotografia: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Uma galáxia anã nos confins do universo

Imagem capturada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) que mostra a galáxia solitária chamada Wolf-Lundmark-Melotte. Também denominada como WLM, essa galáxia está isolada na periferia do grupo, sendo um dos seus membros mais remotos. De tão pequena e afastada, é possível que ela jamais tenha interagido com qualquer outra galáxia na história do Universo.

O vídeo mostra a sequência da imagem da Constelação da Baleia, aproximando-se dessa galáxia pouco luminosa, chamada WLM. A imagem detalhada final, obtida pela câmera OmegaCAM montada no Telescópio de Rastreio do VLT do ESO no Chile, mostra a galáxia em grande detalhe, incluindo muitas das estrelas que a compõem e algumas nuvens de hidrogênio resplandescentes.


Fonte: ESO

CC BY 4.0 Uma galáxia anã nos confins do universo by Jornalismo Colaborativo is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Jornalismo Colaborativo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock