Header ad
Header ad

Você sabe o que é hérnia de disco?

Hérnia de disco é uma doença comum em pessoas que fazem muito esforço físico, tanto no trabalho quanto em outras atividades do dia a dia. Mas você realmente entende o que pode ou não desencadear a doença?

A coluna é composta de vários discos intervertebrais, que são estruturas parecidas com anéis, localizadas entre uma vértebra e outra. São constituídos basicamente de cartilagem e elástico, pois sua função é evitar o atrito das vértebras, facilitando o movimento. Se um deles se desloca do seu lugar de origem, as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que remetem da coluna se comprimem, causando a tão famosa hérnia de disco.

As regiões da lombar e cervical são as que mais sofrem com esse problema, pois são áreas que suportam uma carga maior e também porque estão mais expostas ao movimento.hérnia-de-disco

Causas

O principal fator para se adquirir uma hérnia é o desgaste de um dos discos, causado pelo uso repetitivo ou pelo tempo, no caso de pessoas com mais idade. Forçar demais os músculos das costas para levantar e/ou carregar coisas muito pesadas é a principal causa do desgaste. Entretanto, é muito raro que algum acidente seja responsável pela hérnia.

A obesidade também pode ser considerada uma das causadoras, pois, se o indivíduo tem um índice de massa corpórea muito acima do recomendado pelo IMC, a coluna também se sobrecarrega. Em alguns casos raros, a hereditariedade pode determinar se tal indivíduo terá hérnia.

disco

Sintomas

A hérnia não é uma doença silenciosa, seus sintomas se manifestam logo no início e as dores costumam ser insuportáveis. Listamos, a seguir, os primeiros sinais de perigo.

  • Dor e paralisia nas pernas indicam hérnia de disco na região da lombar.
  • Se a dor afetar a parte superior, como braços e mãos, significa que a hérnia de manifestou na área cervical (nuca).
  • Formigamento e sensação de prostração.
  • Fraqueza nos músculos das costas.

Diagnóstico

Primeiro de tudo, é necessário fazer um teste físico com o paciente, para avaliar se as dores são provenientes da hérnia ou se são resultados de outras lesões. Em seguida, se faz um exame neurológico, cujo objetivo é testar sentidos como reflexo, força, sensibilidade a toques, vibrações e capacidade de andar. Na maioria dos casos, esses exames já são suficientes, junto com uma conversa sobre histórico familiar e hábitos diários, para constatar a hérnia de disco.

Entretanto, nos casos em que o diagnóstico não está claro, exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio x da coluna e mielograma podem ser solicitados pelo médico responsável.

Tratamento

A melhor forma de tratar a hérnia de disco, segundo o Dr. Eduardo Gutierrez, especialista da Axiste, empresa especializada em materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, é “Fazer fisioterapia e tomar os medicamentos receitados pelo médico, corretamente. Dessa forma, é quase impossível que seja necessário uma cirurgia para correção do problema”.

Mas ele ressalta que “Se, mesmo com tratamento, o problema persistir, é importante que se faça o procedimento cirúrgico. Também é preciso ficar bastante atento ao profissional e às condições do local e dos materiais que ele utiliza, pois cirurgia na coluna é algo muito delicado e sempre arriscado”.

Como conviver e prevenir

Durante o tratamento médico, algumas medidas caseiras como repouso e compressas com água fria e água quente podem diminuir a inflamação e as dores. Depois de tratada, pode demorar um pouco para que o paciente volte a viver normalmente, mas dificilmente a hérnia volta a aparecer.

A melhor maneira de prevenir a hérnia de disco é utilizar técnicas adequadas de movimento e levantamento de peso, no trabalho, no lazer e nas atividades físicas. Cultivar uma boa postura corporal também evita qualquer problema na coluna. Alguns médicos ainda recomendam órteses para as costas, que ajudam a sustentar a coluna. Mas seu uso frequente pode enfraquecer os músculos das costas do abdômen, piorando o problema.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock