Header ad
Header ad
Header ad
Ensinamentos da Árvore Sagrada
Photo Credit To Janko Ferlic / Sverige

Ensinamentos da Árvore Sagrada

Os ensinamentos da Árvore Sagrada promovem a visão, não do que nós somos, mas do que podemos vir a ser. É esta visão que nos indica o caminho que conduz à integração com o Todo. Dela, tal qual a mãe faz com sua criança, recebemos a nutrição necessária para crescer e viver. A nutrição é representada pelos seus frutos. Isto simboliza todo aspecto da vida que alimenta, mantém e sustenta o crescimento e desenvolvimento do homem.

Ilustração Garra UrsoNa tradição do povo indígena, as folhas da Árvore Sagrada representam os seres humanos e a mudança das folhas, a passagem das gerações. As folhas caem para dar lugar à renovação, novas folhas e flores. E as que caem deixam para as que vêm depois delas um ensinamento: como usar a sabedoria acumulada do passado para alimentar o presente e traçar os planos para o futuro. Esta sabedoria, lembram os anciões, é vivenciada em canções, danças, histórias, orações e cerimônias.

Ao cair, as folhas trazem outro ensinamento: elas se sacrificam pelo futuro da árvore. Significa que o crescimento do homem durante a vida é igual ao seu serviço e sacrifício pelos outros, o que possibilita criar e se desenvolver melhor e mais positivamente em nível individual. Entenda-se sacrificar como o ato de se consagrar inteiramente, dedicar-se com ardor a outrem ou a uma causa, a capacidade de se consagrar todo, renunciar em favor do outro, abnegação, desprendimento.

O crescimento é conseqüência das experiências da vida. A Árvore Sagrada também simboliza este processo. O ser humano cresce nas qualidades das Quatro Direções e dos quatro níveis (físico, emocional, mental e espiritual), como resultado da reflexão interior.

Estas mudanças, quando ocorrem internamente, terminam por se manifestar na personalidade. Tais mudanças ficam ocultas da visão enquanto acontecem. A exemplo do processo de crescimento interior da Árvore Sagrada, a vida do homem pode ser entendida pelo reflexo do crescimento do seu ser interior e pelo desenvolvimento das qualidades das Quatro Direções, pois o ser humano cresce para refleti-las no seu dia-a-dia. Este e um dos ensinamentos espirituais básicos da Roda de Medicina.

As raízes e os galhos da árvore crescem no sentido das Quatro Direções, uma representação simbólica do crescimento qualitativo de cada ser, e o crescimento espiritual, de acordo com os ensinamentos da Roda de Cura, e manifestado no cotidiano pelas orações feitas às Quatro
Direções,e se revela em todas as nossas relações.

As mudanças sofridas pela árvore no transcorrer das quatro estações refletem os ciclos da Vida e do Tempo — como crescemos e desenvolvemos as relações com a Criação. A árvore está enraizada na Mãe Terra e se expande para o Universo, e o seu conjunto representa a Unidade onde se concentram as qualidades dos Quatro Ventos, pois ela simboliza o Grande Espírito, o centro da Criação.

Os ensinamentos da Árvore Sagrada são o suporte dos nossos valores; eles guardam o caminho para o desenvolvimento e protegem a unidade e o conjunto do nosso ser. Esta unidade se realiza em cada um pelo entendimento e equilíbrio diante das qualidades da vida em nosso processo evolutivo como seres humanos. As raízes da árvore embutidas na Mãe Terra representam os aspectos invisíveis de nosso ser (interior). O que está acima da terra simboliza nossos aspectos visíveis (exterior). Quando estas partes de nós estão em harmonia e equilíbrio, a nossa árvore cresce com abundância de frutos e sementes propícios à evolução do conjunto, do Todo — a Unidade.

Fonte: Magia Xamânica, Roda de Cura – Derval Gramacho e Victória Gramacho
Arte: Bear Clan: Traditional Native American Art – RavensGift


Caminho do GuerreiroO Caminho do Guerreiro surgiu como um desejo de partilhar conhecimentos, experiências e vivências de vida onde se busca aprender, sempre tendo humildade para ouvir as histórias dos outros.  Por Luiz Felipe Kavales, terapeuta de reiki xamânico e entusiasta do estudo das ervas, medicinas naturais e dos cristais. Aprendiz da espiritualidade e das terapias indígenas.

CC BY 4.0 Ensinamentos da Árvore Sagrada by Luiz Felipe Kavales is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Outras Publicações