Header ad
Header ad

Termo de Participação

O JornalismoColaborativo.com é uma rede colaborativa de pesquisadores, historiadores, cientistas e especialistas em áreas estratégicas para jornalistas e outros profissionais. Indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – XXIII Intercom / Prêmio Expocom 2016, a Rede de Jornalismo Colaborativo foi também destaque em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014. O JC é também o primeiro veículo brasileiro de jornalismo membro da rede CollaborativeJournalism.org em parceira com o Center of Cooperative Media, Google News Lab, Knight Foundation, entre outras organizações.

TERMOS DE USO E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

Se você está aqui, com certeza é porque tem um espírito participativo e claro, gosta do que faz. A Rede de Jornalismo Colaborativo aceita firmar o compromisso de qualidade editorial com você.

Este é um projeto em crescimento que oferece uma ferramenta simples que permite jornalistas, profissionais especializados ou estudantes da área, publicarem seus artigos, reportagens e entrevistas. As publicações podem conter ou não links, vídeos, áudios, fotos e ilustrações que estarão sujeitos à moderação do conselho editorial.

Nossos veículos e parceiros editoriais reservam-se o direito de aprovar ou reprovar o conteúdo, caso o mesmo não esteja de acordo com as diretrizes de publicação dispostas na página de publicação dos artigos, sejam de baixa qualidade (estilo, redação, observação às regras gramaticais da língua portuguesa etc), ou que não se relacione com o escopo do canal, sessão ou assunto que você for abordar na publicação.

Todo e qualquer conteúdo publicado nos canais de jornalismo colaborativo deve ser de autoria do próprio autor, sendo vetada a divulgação ou republicação de artigos de terceiros. É expressamente proibido utilizar este canal com a intenção de fazer propaganda de empresas ou serviços de quaisquer produtos. Os sites de publicações eletrônicas, também se reservam o direito de excluir ou suspender as contas dos usuários que fizerem mau uso dessa funcionalidade.

O veículo definido, enquanto canal de comunicação da rede de Jornalismo Colaborativo, não será responsável por qualquer conduta dos seus usuários. Caso o veículo seja envolvido em disputas e conflitos relativos à conduta do autor e/ou leitor, ficam cientes de que o site faculta-se o direito de chamar ao processo qualquer usuário, em razão de quaisquer ações originárias de sua conduta e conteúdo submetido que caracterizem denúncias desacompanhadas de provas documentais, palavrões, agressões, ataques pessoais, racismo, homofobia ou pedofilia. Neste caso, o site/veículo reserva-se também o direito de cancelar o registro a qualquer tempo de qualquer usuário, por sua única e exclusiva discricionariedade, sem qualquer aviso prévio. Da mesma maneira, a qualquer momento, o usuário poderá cancelar sua conta e solicitar a exclusão de todas as suas informações que estejam sob a responsabilidade do site/canal escolhido pelo autor.

Por se tratar de um projeto em constante desenvolvimento, a Rede de Jornalismo Colaborativo e seus parceiros editoriais, podem sofrer alterações em seu layout ou arquitetura, porém reafirmam o compromisso em manter a mesma linha editorial estabelecida em sua vertente com um jornalismo ético a partir de uma curadoria independente. Situação que pode ocorrer em razão do aumento no volume de publicações, cabendo aos nossos editores e gatekeepers acompanharem a demanda de conteúdo.

Sua participação como colaborador não-remunerado irá contribuir com uma nova proposta de comunicação social integrada às múltiplas plataformas editoriais. Os autores serão responsáveis em cumprir o papel de agentes da transformação social e difusores do conhecimento científico, junto com profissionais de diversos níveis de experiência. A multiplicidade de metodologias que será compartilhada, certamente será uma livre contribuição pública de valor cultural.

Como colaborador independente dos veículos digitais, redes sociais e parceiros editoriais do Jornalismo Colaborativo, você assumirá a responsabilidade pelos links publicados de outros sites da web, por entender e aceitar o compromisso de seguir nossa política de privacidade que só se aplica ao veículo específico e não a outros websites. Portanto, não somos responsáveis pelo conteúdo ou pelas práticas de privacidade empregadas por outros sites da web.

Temos procedimentos rigorosos quanto ao armazenamento e divulgação de suas publicações. Seus dados serão mantidos em um servidor seguro para que os administradores da Rede de Jornalismo Colaborativo, possam tomar as precauções de segurança necessárias, de acordo com as possibilidades e limitações financeiras do projeto. Por isso, incentivamos nossos Colaboradores a participarem das campanhas de doação para ampliação de infra-estrutura e desenvolvimento, com o objetivo de evitar a perda de suas publicações.

De acordo com o Capítulo III, Dos Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração, Art. 28: Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. Em outras palavras, ao autor assegura-se o direito de fazer o uso que bem entender da sua obra intelectual, inclusive, doá-la a alguém em particular ou a toda a comunidade. Neste sentido, este projeto de jornalismo colaborativo, está ciente que o conteúdo enviado para o site pelo colaborador é dele a sua propriedade, portanto, é livre também para publicar o mesmo texto em outro site, jornal, revista ou qualquer tipo de mídia digital ou impressa.

QUERO COLABORAR

 

SiteLock