Terra nos Andes Peruanos
Fotografia: Marcos Terra

Terra nos Andes Peruanos

marcosterraO Estudante de Física na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) Marcos Terra, 24, é um jovem que busca observar na natureza o mesmo sentido de descoberta que encontrou explorando exoplanetas com a Astrofísica. Embora, seu objetivo sejam uma pós-graduação fazendo pesquisas nos observatórios do Atacama (SOAR e GEMINI), Marcos não descarta a possibilidade de desistir temporariamente de tudo isso para viajar como voluntário e continuar uma das suas maiores paixões: a fotografia.

Para esse mineiro de Três Corações, o espírito de mochileiro vem desde cedo. Sua infância foi em Conceição dos Ouros, uma pequena cidade no sul de Minas Gerais. Depois mudou-se para Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e de Itajubá, iniciou novas aventuras. Entre elas estão, uma viagem ao Chile, outra à Bolívia e também na Argentina.

Mas foi um acidente de carro que tirou a vida de sua irmã, a razão principal para Marcos começar a sua busca pessoal de um estado contemplativo que só a natureza pode proporcionar.

“Isso fez eu perceber a fragilidade da vida e que ela é muito preciosa para simplesmente ser vivida sem sentir aquele frio na barriga, aquilo que te faz sentir realmente vivo.”

Recentemente, ele venceu o Desafio Expedição na Montanha que é um concurso fotográfico organizado pelo site TemporadadeInverno.com em parceria com a rede de Jornalismo Colaborativo. Sua foto da Cordilheira Huayhuash foi eleita a melhor entre os mais de 200 inscritos na primeira edição.

I-Desafio-Expedição-da-Montanha
Cordilheira Huayhuash. Foto de Marcos Terra que venceu o Desafio Expedição na Montanha.

E para tentar descrever o que essa imagem representa, entrevistamos Marcos Terra que relata com exclusividade para o Jornalismo Colaborativo sua aventura de 300 km percorridos em duas semanas a mais de 5000 metros de altitude.

Sobre a próxima viagem, Marcos ainda tem incontáveis roteiros em mente, apenas esperando a oportunidade de realizá-los. Segundo ele, até o fim do ano, a Patagônia, é uma forte candidata. Alguém se aventura?

Fotografia: Marcos Terra

CC BY 4.0 Terra nos Andes Peruanos by Jornalista Colaborativo is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Autoria

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações