Header ad
Header ad

Alugar ou comprar um imóvel?

Muitas pessoas passam pelo grande dilema na hora de encontrar um apartamento para comprar ou alugar. Mesmo aqueles que têm dinheiro em mãos para comprar, pesam os prós e contras, antes de tomar qualquer decisão. Fazer essa análise é de grande importância, afinal, você está escolhendo o seu porto seguro.

Comprar e alugar – Os prós e contras

Segundo Hernane Genu, fundador da Genuine Imóveis, imobiliária no Rio de Janeiro, as formas de pagamento hoje em dia estão bem favoráveis, as pessoas tem que prezar pela qualidade de vida. “Aqueles que querem comprar imóvel no Rio de janeiro, por exemplo, têm várias opções com diferentes tipos e lugares. As pessoas tem que priorizar o que é melhor para as necessidades delas. Já tive cliente que viajam muito, que optaram por alugar um apart hotel, outros que possuem um emprego estável, preferiram adquirir um imóvel próprio”.

Para facilitar a sua decisão, vamos enumerar alguns dos principais prós e contras de alugar ou comprar um imóvel.

Alugar

Alugar exige muita disciplina. É preciso pagar o dono do imóvel corretamente, caso contrário, você pode ser despejado. , o imóvel não é seu, a qualquer momento, o proprietário pode pedir a residência de volta.
O aluguel é aconselhável para pessoas que estão provisoriamente em algum lugar, como militares e empresário, que viajam muito e ficam pouco tempo morando em algum lugar. Ou mesmo, para aqueles que acabaram de sair de casa e está dividindo casa com alguém (prática comum nos Estados Unidos).
Alguns proprietários se responsabilizam pela manutenção da moradia e isso pode representar uma grande economia financeira.

Comprar

Comprar também existe disciplina financeira, porém, diferente do aluguel, esse regime tem de ser em longo prazo. Caso você recorra a um financiamento, por exemplo, pode levar até mesmo 10 anos para quitar um apartamento ou uma casa. E durante esse período, assim como no caso do aluguel, você pode perder sua residência por falta de pagamento.
Entretanto, para aqueles que não possuem problemas em economizar ou já possuem o dinheiro para comprar o imóvel, essa é uma grande alternativa. Ter um lugar para chamar de “seu” é um grande passo na vida e é um grande investimento, é claro, dependendo lugar onde você irá morar.

Texto gentilmente cedido por Daniel Delfino.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock