Header ad
Header ad

Câncer de próstata: diagnóstico precoce é imprescindível para sucesso no tratamento

Câncer de próstata

Neoplasia – multiplicação anormal de células e tecidos – das que mais atingem os homens em todo o mundo, com menor incidência apenas do que o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata representa um em cada dez casos de câncer diagnosticado mundialmente.

Para aumentar as chances de cura, é de fundamental importância realizar o exame de toque retal e de detecção de PSA, o antígeno prostático, que quando se encontra em níveis anormais na circulação sanguínea pode indicar a presença de tumor na próstata.

Homens negros e com histórico familiar da doença são considerados os mais propensos a desenvolver algum tipo de neoplasia na próstata, por isso recomenda-se que, a partir dos 40 anos de idade, façam exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. O urologista Paulo Salustiano, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, orienta também sobre formas de evitar o câncer de próstata “sempre indico aos meus pacientes que levem um estilo de vida em que privilegiem a alimentação variada, evitando gorduras e açúcares e praticando atividades físicas com regularidade. Afinal, o melhor tratamento é sempre a prevenção”.

Novos medicamentos para o tratamento de câncer de próstata

Quando tratamentos conservadores, com medicamentos ou quimioterapia, não surtem efeito, podem ser indicadas intervenções cirúrgicas, como a prostatectomia – remoção da próstata – parcial ou radical, em que a próstata é retirada totalmente.

Para as chances de sucesso no tratamento aumentarem, é preciso o acompanhamento médico multidisciplinar, principalmente se houver metástase – disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo. Devem atuar em sinergia oncologistas, urologistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Existem medicamentos que apresentam bons resultados quando utilizados para tratar de quadro de metástase, como a abiraterona, recentemente lançado no Brasil, ou o docetaxel, indicado para pacientes em quimioterapia.

O câncer de próstata é diagnosticado tardiamente em 20% dos casos, o que reduz significativamente as possibilidades de tratamento. Por isso, a prevenção ainda é a palavra de ordem para evitar a doença.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock