Header ad
Header ad

Clínica médica é um negócio financeiramente rentável?

Gestão de clínica

Ter uma clínica ou consultório médico próprio pode significar muitas vantagens para o proprietário, que vai ter uma independência financeira, uma fonte extra de receitas, ganhar experiência e, principalmente, ter maior reconhecimento profissional do mercado.

Mas uma clínica médica, assim como qualquer outro negócio, precisa de boa administração, para que possa gerar lucros.

Pesquisas mostram que esse é um mercado que tem se tornado a cada dia mais competitivo, com pacientes cada vez mais exigentes. E se nos grandes centros a concorrência sempre foi grande, nas pequenas cidades não tem sido diferente.

Dicas para uma clínica ser financeiramente lucrativa

Para conversar um pouco sobre o assunto, o Jornalismo Colaborativo, convidou o médico ortopedista Renato Bastos, da NewHosp, sistema de gestão hospitalar, para dar algumas dicas de como tornar uma clínica médica financeiramente lucrativa.

Organização das informações

A organização é o primeiro passo, pois esse é o caminho para um consultório se tornar ágil no atendimento, gerando produtividade a toda equipe, o que vai impactar positivamente na rentabilidade da clínica, afinal, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro.

A implantação de um sistema de gestão hospitalar é a melhor alternativa para facilitar todo trabalho, tornando-o mais eficaz. E um bom sistema de gestão para clínicas facilita o relacionamento e a contato com pacientes e médicos.

Organização e agendamento de consultas

A organização é fundamental, principalmente quando envolve muitas informações, como no caso de um consultório médico.

Por isso, para gerar lucros, uma clínica precisa se organizar de forma que, ao marcar a consulta, seja capaz de organizar horário de atendimento, duração da consulta, administração de caixa e realização do agendamento e reagendamento.

Lembretes de consultas

Diminuir a taxa de não comparecimento do paciente é uma das mais eficientes formas de geração de lucros à clínica. E um sistema que envie lembretes aos pacientes é fundamental.

A implantação desta prática, diminui o custo com comunicação, substitui ligações de lembretes e não ocupa a secretária, que pode, ao invés disso, realizar outras atividades.

A prática da prescrição eletrônica

O mais importante na prescrição eletrônica é a rapidez e a otimização do tempo de atendimento. E um software de gestão capaz de cadastrar modelos de receitas, é fundamental para diminuir o tempo de digitação, bastando apenas um clique para imprimir as receitas em formulários customizados com o nome do paciente.

Atenção com o gerenciamento financeiro

A saúde financeira de uma clínica requer muita atenção. Por isso, é importante trabalhar com métodos que facilitem o controle de todas as receitas e despesas, procurando entender melhor toda sua estrutura de custo. É importante acompanhar de perto toda movimentação financeira.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock