Header ad
Header ad

Conheça os materiais cirúrgicos mais usados no Brasil

Equipamentos cirúrgicos

Recentemente, o Brasil tornou-se campeão mundial em cirurgias plásticas, superando os Estados Unidos em número de procedimentos realizados. Além das cirurgias plásticas – que têm uma diversidade de tipos – outro ranking de cirurgias liderado pelos brasileiros é o de cesarianas. Outro segmento que vem crescendo no país é o de cirurgias feitas por robôs.

Nos diversos tipos de cirurgias, o materiais utilizados são fundamentais, tanto para o manuseio dos cirurgiões, como na elaboração de curativos e outros usos.

Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos, destaca alguns dos mais utilizados:

Duradry

Trata-se de um composto cuja base é formada por colágeno, amplamente utilizado no tratamento de ferimentos e queimaduras. É também empregado na recuperação de membranas de órgãos internos e para tratar de fibrose pós-cirúrgica.

É indicado não apenas para cicatrização, como também para corrigir imperfeições – encolhimentos ou retrações – de ordem craniana ou mesmo na coluna vertebral.

Tala nasal

Embora sejam aparatos simples, as talas nasais podem ser fabricadas em diversos materiais, como plástico e alumínio. São utilizadas tanto externa quanto internamente ao nariz, servindo como suporte para imobilização e controle de sangramentos, preservando as capacidades respiratórias do paciente.

A função de uma tala nasal é fornecer apoio do septo nasal, evitando que a parede nasal “cole” no septo após intervenção cirúrgica.

Ponteira Trigger flex

Os avanços nas cirurgias com emprego de sondas equipadas com câmeras têm sido considerados uma verdadeira revolução na medicina. Em ortopedia, um dos equipamentos mais utilizados é a ponteira Trigger Flex, indicada para procedimentos endoscópicos da coluna e outros.

Sua ação consiste em irradiar ondas de megarradiofrequência, eliminando, por exemplo, hérnias de disco na coluna vertebral.

Bleed STP

A principal função deste produto é a contenção de hemorragias. Apresenta a vantagem de ser biocompatível e bioabsorvível, e é amplamente utilizado por cirurgiões de diversas especialidades, inclusive dentistas.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock