Header ad
Header ad

Conheça opções para entrar na faculdade sem vestibular

Já faz algum tempo que os vestibulares deixaram de ser a única maneira de se ingressar no ensino superior. Além de ser possível conseguir garantir a matricula em um curso superior diretamente para segunda graduação, outros exames e critérios também estão disponíveis em processos seletivos. Veja as opções geralmente disponíveis nas faculdades brasileiras:

.

Vestibular Tradicional

vestibular-tradicional

Geralmente, são constituídos de duas fases, uma objetiva, de múltipla escolha, e outra, que é discursiva e avalia os conhecimentos específicos de cada área de conhecimento. As vagas são distribuídas por ordem de classificação dos candidatos.

.

Vestibular agendado

vestibular-continuado

O candidato à vaga agenda um dia e horário para comparecer ao campus, onde é aplicada a prova. Dependendo do desempenho, consegue ou não se matricular. Geralmente, no vestibular agendado, o estudante já fica sabendo o resultado no dia seguinte, podendo fazer sua matrícula, caso tenha sido aprovado.

.

Vestibular seriado ou continuado

vestibular-seriado

Nessa modalidade de vestibular, o candidato é avaliado em diferentes momentos da sua formação no ensino médio, uma prova a cada ano. O curso superior a ser seguido é escolhido antes da última prova. É feita uma média das 3 notas e as vagas distribuídas de acordo com a classificação dos candidatos. É o caso, por exemplo, de instituições como a Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Mackenzie.

.

ENEM

vestibular-enem

Criado em 1998 para avaliar o conhecimento dos alunos do ensino médio, hoje o ENEM também é usado por várias universidades e faculdades federais, seja através do SiSU ou somado à nota de um vestibular tradicional. A maioria das instituições públicas são adeptas do vestibular tradicional, mas existem muitas que utilizam o ENEM como meio de entrada, como as federais de Minas Gerais (UFMG), Espírito Santo (UFES) e de Santa Catarina (UFSC).

Embora seja tentador tomar uma decisão, tendo como base em qual tipo de processo seletivo você se encaixe melhor, é importante lembrar que seja qual for a sua opção, ela irá acompanhar você, não só pelos quatro ou cinco anos de curso, mas por toda sua vida profissional. Portanto, não escolha um processo seletivo, escolha um curso. Não deixe que as dificuldades mudem seus rumos, escolha você o seu caminho.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock