Header ad
Header ad

Dia Mundial da Fotografia – 19 de Agosto

Rogerio von Krüger eventos

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado anualmente em 19 de agosto, e coincide com o dia da apresentação do daguerreótipo, aparelho desenvolvido pelo francês Louis Daguerre em 1839, na Academia Francesa de Ciências. O aparelho representa um verdadeiro salto no desenvolvimento da arte de fotografar, pois superou um sério obstáculo da técnica anterior, que utilizava luz solar para revelar imagens. Assim o tempo necessário de revelação passou de inviáveis 8 horas para apenas 30 minutos.

Uma curiosidade sobre o daguerreótipo é que seu inventor renunciou a restringir o seu uso sem licença, cedendo a patente para o governo francês, para uso público. Em troca, recebeu uma pensão vitalícia. Talvez o desprendimento de Daguerre tenha causado certa confusão a respeito de quem realmente foi o precursor da fotografia. Na Inglaterra, por exemplo, William Fox Talbot criou o talbótipo e até por aqui houve invenção similar, cirada pelo francês naturalizado brasileiro Hercule Florence.

Dia da Fotografia ou dia do Fotógrafo?

Fotografia de eventos

Existe uma certa confusão a respeito do dia 19 de agosto. No Brasil, o Dia do Fotógrafo é celebrado em 8 de janeiro, data da chegada da técnica da daguerreotipia por aqui, e é considerado também o dia da fotografia, mas em âmbito nacional.

Já no dia 8 de julho é comemorado o dia do fotógrafo, ou seja, do profissional de fotografia, e não da profissão em si.

Rogério Von Krüger, fotógrafo de eventos, considera que a data não é tão importante, mas sim o reconhecimento e regulamentação da profissão “infelizmente, nós fotógrafos, embora tenhamos o reconhecimento de todos como profissionais, ainda não temos leis específicas para regular a categoria. Existe um projeto de lei de 2009 tramitando na esfera federal, reconhecendo o fotógrafo como especialista com nível superior. Enquanto isso, continuamos a fazer nosso trabalho, reconhecidos pelo seu valor em si por cada um de nossos clientes”.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock