Header ad
Header ad

Dicas para economizar no combustível

manchete-online-economia-combustivel-imagem

Quem adora viajar com o carro e não abre mão de fazer turismo caindo na estrada, sabe que a gasolina brasileira está ficando cada vez mais cara. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que o consumo do carro está ligado diretamente a alguns fatores que podem ser facilmente melhorados.

Desde mudar o modo de dirigir até fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus do seu carro, podem diminuir a quantidade de combustível gasto. Pedimos a ajuda de Danilo Vasconcelos, sócio de uma loja de pneus no Rio de Janeiro, para montarmos uma lista com dicas para a redução do consumo do seu carro.

Não acelere ou freie demais

Além de gastar combustível desnecessáriamente, esses dois hábitos de alguns motoristas são um perigo para as pessoas. Para um melhor consumo de combustível, acelere o carro gradativamente. Assim o motor irá funcionar corretamente e sem gastar gasolina demais. Na hora da frenagem, freie com calma. Além de não causar acidentes, pois pode estar vindo outro carro atrás, você tem a possibilidade de aproveitar que o carro já está em movimento se o fluxo andar.

Saiba utilizar corretamente cada marcha

Utilizar uma marcha baixa enquanto já está em velocidades nas quais o motor precisa de uma marcha maior, ou então tentar usar marchas mais altas enquanto o carro está sem força, são ações que gastam muito mais gasolina. O ideal é sempre trocar as marchas dentro da faixa descrita no veículo, e se seu carro não possuir um conta-giros, tente trocar a marcha sempre que perceber que o veículo já está com força suficiente para o próximo câmbio.

Fique sempre de olho nos pneus

O estado deles pode interferir e muito no gasto de combustível, sem contar no perigo que é dirigir um carro sem o pneu estar em pleno estado de uso. Se eles estiverem desalinhados ou descalibrados, podem aumentar o consumo de gasolina em até 20%.

Use lubrificantes menos viscosos

Toda montadora especifica certos tipos de óleos lubrificantes para cada veículo, dentre estes, escolha sempre o de menor viscosidade. Óleos assim ajudam a reduzir o consumo de combustível e ainda emitem menos poluentes na atmosfera e ajudam a aumentar a durabilidade do propulsor.

Deixe sempre o motor na temperatura ideal

Se o seu veículo estiver aquecido na temperatura correta, o motor funciona melhor e gasta menos combustível. Para isso, planeje suas saídas de carro para tentar fazer o maior número de coisas possíveis. Vale muito mais uma saída para resolver várias coisas do que uma saída rápida.

Saiba utilizar o ar-condicionado

Em dias mais quentes, o interior de um carro estacionado no sol pode virar um tipo de estufa. Então, antes de ligar de vez o ar-condicionado tente andar um pouco com os vidros abertos para ajudar a refrescar o interior do veículo, e só então ligue o refrigerador.

Essas são apenas algumas dicas para que você economize um pouco, não deixar pesos extras no carro, como bagageiro de teto ou itens esquecidos na mala, também pode ajudar a reduzir o consumo. Lembre-se também que o motor desregulado também vai gastar mais, então faça periodicamente um “check-up” completo de seu veículo.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock