Header ad
Header ad

Documentação necessária para a sua viagem

documentos para viajar

Quem viaja a trabalho ou a passeio precisa ficar atento a alguns detalhes importantes que podem, muitas vezes, nos livrar de alguns apertos. Um desses detalhes diz respeito aos documentos necessários na hora de embarcar. Reunimos nesse post algumas dicas para garantir a tranquilidade e o conforto até chegar ao seu destino. Lembre-se que organizar os documentos antecipadamente é primordial, pois desta forma, caso você se esqueça de algum, dá tempo de lembrar.

Segundo Newton Mendonça, sócio fundador do Espaço Câmbio, casa de câmbio no Rio de Janeiro, os documentos devem estar em boas condições, para que a identificação seja possível. Há orientações específicas para cada destino, como por exemplo, em viagens internacionais, visto que não são aceitas cópias autenticadas, somente o documento original e dentro da validade.

Documentação para voos nacionais

Tenha em mãos um dos documentos presentes abaixo:

  • Carteira de Identidade;
  • Passaporte Nacional;
  • Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia);
  • Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais(modelos com fotografia);
  • Carteira de Trabalho.

São aceitos cartões de identidade expedidos pelo poder judiciário ou legislativo, no nível federal ou estadual, e também cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército. Para os voos nacionais, todos estes documentos são aceitos independentemente de suas validades e podem ser apresentados em seu formato original ou cópia autenticada.

Se o seu documento foi furtado, roubado ou extraviado você pode utilizar o Boletim de Ocorrência (B.O.), desde que tenha sido emitido a menos de sessenta dias. Já o protocolo de pedido da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), expedido pelo Departamento de Polícia Federal pode ser aceito em substituição ao documento original pelo período máximo de cento e oitenta dias contados da data de sua expedição.

Documentação para voos internacionais

Para embarcar em alguns voos internacionais, é necessário ter passaporte. Mas, se o país de destino é membro do Mercosul ou tem acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), os documentos abaixo também podem ser utilizados

  • Carteira de Identidade (RG) – o documento deve ter menos de dez anos de emissão.
  • Registro de Identidade Civil (RIC)
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE)
  • Passaporte nacional ou internacional
  • Visto

Mantenha seus documentos em dia e esqueça qualquer tipo de problema na hora de viajar. A única preocupação que você terá será a indecisão do que comprar para trazer para casa, ou quais lugares conhecer e visitar. Siga as nossas dicas e boa viagem!

Texto cedido por Raphaela Aleixo.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock