Header ad
Header ad

Inscreva-se para para a oficina “Documentário – A formação de uma identidade”

Estão abertas as inscrições para a oficina “Documentário – A formação de uma identidade”, promovida em São José dos Campos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS). A oficina será realizada no próximo dia 26, das 18h às 22h, no Espaço Cultural Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005), em Santana.

Os interessados devem se inscrever pelos telefones (12) 3942-1226 / 3942-1227. A idade mínima para participar é de 14 anos.

O objetivo da oficina é mostrar o documentário como uma ferramenta de construção da identidade. Serão apresentados os conceitos básicos do documentário, a possibilidade de desenvolver um olhar sensível e crítico, as implicações do registro de conhecimento em um suporte audiovisual e as questões éticas dentro dele.

Durante a oficina, serão feitos exercícios práticos envolvendo a elaboração de uma pauta de entrevista e a gravação de quatro depoimentos capturados por celulares e câmeras fotográficas. O material produzido será assistido por todos em sala de aula.

A oficina será ministrada pela artista plástica Paola Prestes, que é doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC e fez pós-graduação em Cinema Documentário na FGV. Ela coordena a produtora independente Serena Filmes desde 2001 e dirigiu o longa-metragem “Flávio Rangel – O Teatro na Palma da Mão.”

Essa atividade faz parte da programação do Ponto MIS para março. O Ponto MIS é um programa do Museu da Imagem e do Som que leva sessões de cinema e oficinas de audiovisual gratuitas para municípios de São Paulo. Um dos principais objetivos desse programa é promover o acesso ao cinema.

Em março serão exibidos, no Espaço Cultural Cine Santana: o curta-metragem “Carlitos e Mabel assistem às corridas” e o filme “Os Fantasmas Trapalhões”. Nesta segunda-feira (11), a sessão será às 14h, e no dia 25, às 14h e 19h.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock