Header ad
Header ad

Fotografias em Preto e Branco

Uma boa fotografia é aquela que que consegue capturar um momento único. A tecnologia evoluiu. Hoje as máquinas fotográficas possuem resoluções jamais imaginadas quando a fotografia foi inventada, e a técnica digital sustituindo o filme de rolo, difundiu a fotografia e a deixou acessível a todos. Agora, praticamente todos os celulares possuem máquina fotográfica, deixando as fotos a um clique de nossos dedos.

Porém, a arte de fotografar vai além de apertar um simples botão. A premissa da fotografia, que é a captura da luz, é usada pelos fotógrafos profissionais para clicar essas fotos incríveis que vemos por aí. E, para ir na contramão das técnicas modernas, um belo preto e branco está sempre entre as fotografias feitas por esses profissionais.
João Salamonde, fotógrafo de casamentos, comenta que a técnica não fica de fora dos álbuns que produz. “As fotos em preto e branco são delicadas e românticas. Os noivos sempre adoram, pois ficam realmente bonitas”.

Foto: Stefano Aguiar
Foto: Stefano Aguiar

Stefano Aguiar, que também faz fotos de casamento, concorda. “São fotos que não podem faltar. O jogo de luz, se usado a nosso favor, resulta em fotos de tirar o fôlego”.

Foto: Rogério Von Krugüer
Foto: Rogério Von Krugüer

Rogério von Krüger, fotógrafo de shows, casamentos e trabalhos corporativos explica que para esses outros segmentos também é indispensável a foto em preto e branco. “Principalmente nos show, onde temos iluminação diferenciada, é possível fazer fotos P&B bem bacanas”.

Nós, que não somos profissionais, também podemos transformar nssas fotos em preto e branco. Utilize um programa de filtros ou verifique se sua câmera possui esse modelo, e brinque à vontade com esse efeito!

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock