Header ad
Header ad

Fotos Gourmet

Após o surgimento do Instagram e Facebook, virou mania mundial pessoas fotografarem comidas ou até mesmo aquele lanchinho rápido. Mas a maioria dos registros – de longe – desperta o apetite de quem vê o que em teoria é o real objetivo da foto. Imagens sem enquadramento, fora de foco, tremidas. Para amenizar essa poluição visual, preparamos algumas dicas que vão deixar seus registros gourmet com um toque profissional.

1ª dica: Os nutricionistas sempre falaram que quanto mais colorido, melhor é o prato. Isso também se aplica a fotos, aproveite bem a composição dos pratos.

2ª dica: Deixa de lado o medo de usar o zoom para esse tipo de fotografia, quanto mais perto do prato você conseguir chegar melhor, assim irá retratar com maior precisão as qualidades da comida. “Em eventos como festa de casamentos, por exemplo, o zoom nas fotos ajuda a esconder alguma imperfeição na composição do prato”, afirma o  fotógrafo de casamento João Salamonde.

3ª dica: Como a visão humana não consegue focar o mundo de uma maneira uniforme, use e abuse do foco. “Conseguindo criar um efeito de desfoque em algum lugar da imagem você trará uma sensação de maior qualidade”.

4ª dica: “Ambientalize a sua foto, afinal, ninguém coloca só o prato em cima da mesa. Garfos, copos, toalhas e até outros pratos criam um equilíbrio para a foto e trazem veracidade ao momento”, ressalta Rogério von Krüger.

5ª dica: Tente sempre respeitar o formato do recipiente que se encontra sua comida. Fotos horizontais para pratos longos e fotos verticais para recipientes altos, como por exemplo, um sorvete em um copo.

6ª dica: “Uma sequência de pratos pode realçar a beleza do prato em si, e ainda revelar a habilidade que o cozinheiro teve em manter um padrão de qualidade”, enfatiza o fotógrafo Stefano Aguiar.

Depois de conferir esta pequena lista com dicas para melhorar suas fotos,  agora é colocar em prática, até porque o mais importante é o treino. Então elabore seu prato, ambientalize sua mesa, pegue sua câmera e mãos na massa.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock