Header ad
Header ad

Gestão de pessoas: é preciso comunicar para liderar

Comunicação empresarial

Não importa o tamanho de sua empresa, área de atuação, se presta serviços ou se produz bens de consumo, em qualquer organização humana, um componente é imprescindível para o sucesso das atividades: a comunicação.

Independentemente do momento, estar sempre em contato com colaboradores e gestores tem como premissa a manutenção da motivação e a antecipação de soluções para eventuais crises. A gestão de pessoas demanda atividade constante no sentido de deixar sempre claro a cada um, individualmente, sobre o que se espera e sobre o nível de satisfação com as funções desempenhadas.

Não menos importante, um bom ambiente de trabalho só se constrói quando se põe em prática valores como transparência e honestidade. Os princípios contidos no modelo PDCA, em inglês Plan – Do – Check – Action (Planejar, Fazer, Checar, Ação), só fazem sentido quando a dinâmica interna da empresa favorece a comunicação entre todos os seus integrantes.

A comunicação fluida entre membros de uma empresa torna menos difícil, inclusive, processos geralmente problemáticos, como turnaround e downsizing.

Formas de facilitar a comunicação entre equipes

Para Donato Mingarelli, CEO da Cezanne, multinacional que desenvolve software de gestão de pessoas, a comunicação deve ser invariavelmente proativa e válida para qualquer tipo de situação “os gestores que se comunicam apenas quando há falhas, com o tempo, criam desgastes que vão minando a motivação e o engajamento dos seus colaboradores. O ideal é que haja transparência sempre, tanto para criticar como para apoiar”

A internet é uma poderosa aliada para facilitar a comunicação entre equipes. Ferramentas de comunicação instantânea e aplicativos para celular como whatsapp revelam-se ótimos meios para manter pessoas conectadas entre si e com os objetivos da empresa.

O feedback constante, portanto, deve ser estimulado interna e, se possível, externamente. Afinal, é consenso entre gestores que empregados felizes são mais produtivos.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock