Header ad
Header ad

Manias que reduzem a vida do veículo

Todo motorista possui suas manias, cada um tem uma diferente, algumas delas, porém podem ser mais do que prejudiciais ao seu veículo. Muitos desses costumes diminuem a vida útil do seu carro a quase zero.

Se você ainda não sabe quais são essas manias, ou se você as possui, confira a lista que preparamos para você com a ajuda de Danilo Vasconcelos, sócio da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro:

Cuidado com as manias

Encostar as rodas no passeio

Você pode perceber facilmente se uma pessoa possui esse comportamento. Os pneus de motoristas que encostam no passeio possui algumas marcas de desgaste, pelo fato de arrastarem na calçada. O problema disso é que esses encontrões podem causar danos aos rolamentos que trabalham em altas rotações e podem acabar travando.

Girar o volante com o veículo parado

A direção hidráulica foi feita para ajudar o motorista a virar seu veículo a baixas velocidades, e não com ele parado. Quando você movimenta a direção com o veículo em estado de inércia (parado), você está forçando o sistema de direção hidráulica e danificando seus retentores, o que pode ocasionar vazamento de óleos.

Descansar o pé na embreagem

Esse é um dos mais recorrentes nas oficinas. Deixar seu pé sobre o pedal da embreagem enquanto o carro está com alguma marcha engatada diminui a vida útil do sistema. Outra mania que desgasta muito o sistema de câmbio é a de motoristas que “seguram” o carro em ladeiras usando a embreagem, essa segunda desgasta em mais de 50% a vida útil das peças.

Arrancadas e reduzidas intensas

Com arrancadas e freadas intensas você acaba danificando os coxins, que são as peças que tem como função absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Sem contar que em alguns casos uma reduzida brusca pode causar um acidente sério se o motorista de trás não estiver preparado.

Andar com o carro desalinhado

O alinhamento dos carros é fundamental para o bom funcionamento dele. Quando você circula com o carro desalinhado você está exigindo muito mais do que o necessário da sua suspensão dianteira e dos pneus. Quando o veículo possui direção hidráulica os estragos não são notados até que o carro já esteja em um estado muito ruim. Fica muito mais barato e seguro fazer um alinhamento a cada 10 mil Km.

Quando você está dirigindo você tem sempre que pensar não só na sua segurança, porém na segurança de todos os outros motoristas e pedestres, então todo cuidado é pouco. Pode parecer pouco, porém alguns desses comportamentos trazer sérios riscos. Então tente parar com essas manias.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock