Header ad
Header ad

Normal ou aditivada, qual a gasolina ideal?

gasolina comum

Pensando em abastecer o seu carro hoje? E aí, bateu a dúvida de qual combustível usar? Os diversos tipos de gasolina estão disponíveis para serem compradas e colocadas nos carros. O que acontece, entretanto, são desconhecimentos dos manuais e as reais funções, por exemplo, dos aditivos. Muitos modelos de carro indicam no seu manual o uso exclusivo de gasolina comum, enquanto outros recomendam uso de aditivada.

São escolhas baseadas nas engenharias e concepções de cada projeto. Um motor jamais será igual ao outro e, assim, as montadoras vão indicando como seus projetos se comportam diante dos combustíveis. Os aditivos são, na maioria dos casos, substâncias detergentes que servem para purificar o sistema de alimentação de combustível e do próprio motor. Assim, o que ocorre em alguns modelos é uma certa incompatibilidade e desgaste acentuado com o uso desses detergentes.
É sempre bom estar em dia com a manutenção e com os elementos que fazem a vida útil do seu carro. O manual do proprietário jamais pode ser esquecido. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro, fala sobre essa situação: “A maioria dos motoristas sequer abre o manual. É muito comum os carros usados nem irem com os seus respectivos manuais, propagando uma onda de erros operacionais que abreviam a vida útil das peças”, afirma o especialista.

Abasteça em postos confiáveis!

Outro quesito fundamental para a qualidade do desempenho do seu motor é a qualidade do combustível. Prefira bandeiras com qualidade comprovada e preços compatíveis com o mercado. Desconfie de “prêmios”. O custo disso pode ser bem mais alto que o simples ato de colocar gasolina ruim e ter o desempenho comprometido. O combustível ruim pode significar um motor sem capacidade de uso ou com grandes possibilidades de uma quebra repentina. Ter cuidados com isso é parte da manutenção!

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock