Header ad
Header ad

Oportunidades em tempos de crise

Imagem9

Desde que John Kenneth Galbraith cunhou o termo “A Era das Incertezas”, tomando como base a crise do petróleo em 1972, o mundo se encontra em constante crise existencial e econômica. Grandes verdades já não são mais absolutas. Grandes corporações de um passado recente já não existem mais. Se existe uma verdade que resistiu a todas essas crises é a de que não há mais verdades imutáveis.

Este entendimento de que a verdade no mundo dos negócios não é estática, mas sim dinâmica, explica porque a maioria das empresas de sucesso hoje nasceu em anos de crise ou situações de crise. Surpreso? É natural. A maioria dos empresários não está acostumada a associar crise a progresso. Vamos ver o que a história tem a dizer sobre isso.

Levi Strauss atravessou os EUA com um grande carregamento de lona a fim de vender barracas para o acampamento de garimpeiros durante a corrida do ouro americana. Tudo parecia perfeito. O produto certo, no lugar certo, para as pessoas certas… na hora errada.

Quando Levis Strauss chegou ao destino, a febre do ouro havia passado. A verdade que ele conhecia não existia mais. O carregamento ainda pesava sobre as costas dele. Ele teve, no entanto, sensibilidade para perceber uma nova verdade ou oportunidade: a estrada de ferro que cruzaria os EUA. Transformou a lona das barracas no brim dos macacões usados pelos operários da ferrovia, que depois virou o jeans Levi’s, ícone da moda desde o século XX, que você provavelmente tem no seu guarda-roupa.

Os chineses costumam dizer que o entendimento real do problema já traz em si a solução. Podemos aplicar essa sabedoria milenar na hora de tomar decisões e conduzir nosso negócio.

Comece se fazendo esta pergunta: “Qual a grande oportunidade para minha empresa que se esconde sob a máscara de crise? ”

Até a próxima Carta do Mês.

Denis Mello
Diretor-presidente

Outras Publicações

SiteLock