Header ad
Header ad

Santo Antônio do Pinhal

stoantoniopinhalA cidade de Santo Antônio do Pinhal, a apenas 180 km de São Paulo, tem uma série de roteiros turísticos para quem quer subir a Serra da Mantiqueira neste inverno. Quem gosta de sossego e boa gastronomia encontra em Santo Antônio do Pinhal o lugar ideal para relaxar e curtir a natureza.

Com dezenas de atrativos, a cidade preparou algumas sugestões de roteiros gastronômicos e culturais para que os turistas possam fazer o próprio itinerário e conhecer ao máximo tudo o que Santo Antônio do Pinhal tem a oferecer. Os roteiros duram em média 4 horas e podem ser feitos a pé ou de carro, dependendo da disposição de cada um.

Uma das sugestões da Secretaria Municipal de Turismo é a Rota da Roça. O passeio começa no centro da cidade, com visita a Fazenda Água da Capoeira, onde há 14 anos os proprietários desenvolvem o cultivo de frutas. Há visita monitorada aos pomares e colheita de frutas da época. Depois, o turista segue para o Sítio Aconchego e Sorveteria Eisland para conhecer a produção de leite integral e laticínios. O leite fresco e o creme de leite são usados na fabricação artesanal dos sorvetes Eisland. Lá, todos vão poder degustar os famosos sorvetes de Santo Antônio do Pinhal. Em seguida, há A Bodega, com mais de 40 tipos de cachaça feitas em toneis de carvalho. E, terminando este roteiro, o Empório da Serra, uma charmosa loja com produtos feitos com mel puríssimo, produzido pelo proprietário, apicultor há mais de 20 anos.

Outro roteiro, mais focado no artesanato local, começa no atelier História em Retalhos com trabalhos belíssimos em patchwork. Paisagens típicas de Santo Antônio do Pinhal são retratadas em almofadas, colchas, etc. A próxima parada é a Oficina das Artes com velas e luminárias artesanais feitas a partir de madeira, bambu e flores secas. Depois, sugerimos uma passada no Atelier de Cerâmica Nancy Barros e Sylvia Garner. As duas artistas produzem objetos exclusivos em cerâmica de alta temperatura e joias em prata e cerâmica. E para terminar o passeio, um chá com bolo fresquinho na Fazenda Renópolis (www.renopolis.com.br). A fazenda produz mais de 70 tipos de chás orgânicos colhidos na hora, além de vender artesanato local, geleias, doces e licores. Este roteiro deve ser feito de carro.

Quem for para Santo Antônio do Pinhal agora em julho também vai curtir o Festival de Inverno, que acontece de 7 a 29 de julho, com shows, exposições e as tradicionais Feira de Artesanato (FEIRART) e Festa da Orquídea. O festival acontece na Praça do Artesão, as quintas-feiras e domingos, das 10h às 18h e de sexta-feira e sábados das 10h às 20h.

A cidade possui dezenas de pousadas e hotéis de vários estilos e preços. O turista consegue informações sobre os roteiros turísticos, mapas e sugestões de hospedagem na Associação Comercial (ACASAP), que fica na Praça do Artesão e no Centro de Informação Turística, localizado logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal. Mais informações nos telefones (12) 3666 1710 / 3666 2595 / 3666 2105.

Não perca também os principais festivais gastronômicos de Santo Antônio do Pinhal. Saiba mais Aqui!

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock