Header ad
Header ad

Dia do Médico – 18 de Outubro

Dia do Médico

Profissional que empresta parte da sua vida para cuidar de outra vida, estudando ininterruptamente, disseminando esperança e sorriso, esse é o médico, grande homenageado no dia de hoje. O dia do médico é comemorado no dia de São Lucas, um dos quatro evangelistas do novo testamento e que tinha como profissão a medicina. A data é a mesma de países como Portugal, Itália, Espanha e outros com tradição cristã. O dia é o escolhido para ser o dia de comemoração aos profissionais médicos desde o século XV.

O que um médico deve ser?

Como todos sabem, tornar-se profissional médico é uma tarefa que exige muito estudo, dedicação e uma porção de vocação também. Quem escolhe a medicina para ofício, deve ter a certeza que o constante estudo vai acompanhar até o fim da vida, precisando entender a evolução dos tratamentos e medicamentos, entendendo que sua importância para a engrenagem vai além de um registro no Conselho de Medicina.
Além de saber que serão 6 anos de muita luta, debruçado em livros e muito empenho para superar assuntos complexos, a medicina exige humanidade, interesse no outro e humildade. O dr. Renato Bastos, da Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, a maior vocação do médico é gostar de gente “não adianta ser catedrático na parte técnica, isso é mais que obrigação! O médico deve, além de todo o preparo, ter vocação para lidar com o problema do outro, sabendo que ele é a chave para a solução”.

Um pouco da história da profissão no Brasil

A carreira só tomou rumos definitivos com a regulamentação atual, após a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808. Ou seja, só no século XIX, houve a preocupação em colocar diretrizes a serem trabalhadas. Em 18 de fevereiro, em passagem por Salvador, D. João criou a escola de medicina da Bahia, que é considerada a primeira do país. Por toda a importância e história é que todos devemos desejar um grande dia de felicidade para todos os médicos!

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock