Header ad
Header ad

Guia para financiar seus estudos

Nem sempre é possível cursar uma universidade pública. Seja pela concorrência pelas vagas, pela distância ou mesmo por escolha de uma instituição particular que seja bem conceituada.

Mas muita gente não possui os meios para arcar com os custos das mensalidades. Se é o seu caso, fique ligado, porque vamos mostrar o caminho para quem quer financiar seus estudos:

  • Fundos de bolsas: Algumas instituições mantêm reservas para financiar estudantes que, depois de formados, devolvem o valor em parcelas corrigidas pelo índice IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Caso não haja, procurar saber se oferecem algum outro tipo de plano.
  • FIES: É o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mantido pelo MEC. Para ter acesso, é necessário se inscrever pelo site http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. O programa tem algumas exigências. Candidatos que tenham concluído o ensino médio a partir de 2010 devem ter prestado o ENEM e a porcentagem financiada depende da renda familiar, podendo chegar a 100% se o valor da mensalidade comprometer pelo menos 60% da renda familiar per capita. Os juros são de 3,4% ao ano.
  • Financiamento bancário: De olho nos estudantes que não se enquadram nas exigências do FIES, que se baseiam em critérios acadêmicos e socioeconômicos, instituições bancárias também tem linhas de crédito para graduandos. Embora os juros sejam mais altos que os do programa do governo, girando em torno de 7% a 8% ao ano, é possível, por exemplo, financiar um curso a distância, desde que o mesmo seja conveniado com o banco, o que ainda não é possível pelo FIES. Mas não deixe de pesquisar, pois os prazos e taxas variam bastante de um banco para outro.

Existem muitas opções para não deixar seus estudos por falta de dinheiro, mas sempre utilize crédito com responsabilidade e consciência. Avalie bem qual plano se adequa melhor à sua renda e, muito importante, programe-se. Essas linhas de crédito existem para facilitar, e muito, seu caminho até a graduação, desde que haja um bom planejamento.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock