Header ad
Header ad

Tratamento com células-tronco traz esperança a quem perdeu a visão

Já surgiram óculos que ajudam cegos a verem, tratamentos experimentais com eletrodos e outros equipamentos que prometem trazer novamente a visão a quem um dia já enxergou ou possui algum problema no olho, o que não parece ser meu caso. A novidade apresentada por cientistas australianos é uma lente de contato revestida com células saudáveis do olho do paciente, e que são implantadas na pessoa. Após um período de aproximadamente três meses  as células da córnea seriam capazes de se regenerar.

Este tratamento a princípio proporciona aos que um dia enxergaram e precisam de transplante de córnea, uma nova alternativa para retornar a sua vida como “vidente”. dos três pacientes testados até o momento, dois voltaram a ler normalmente e uma das pessoas até conseguiu voltar a dirigir.

visão

Passo a Passo

O paciente passa por um procedimento cirúrgico, no qual é retirado um pedaço de 1 mm do limbo corneal ou da conjuntiva, regiões ricas em células-tronco. Logo após, as células-tronco são colocadas na lente de contato, que é mergulhada numa solução rica em nutrientes e fica 10 dias numa incubadora, para as células se multiplicarem. Depois, a lente é colocada no paciente e as células-tronco começam a se fundir com a córnea, substituindo as danificadas. por fim, em duas semanas todas as células-tronco já passaram para o olho e o paciente pode tirar a lente e as células continuam a se regenerar.

Fonte: De Olhos FechadosSuperinteressante


.

Outras Publicações

SiteLock