Header ad
Header ad
V Science Days 2022
Photo Credit To Pedro Ivo

Nota do Editor

  • De 17 e 18 de março, o Science Days Brasil, pretende reunir comunidade e estudantes de escolas públicas da região, em São José dos Campos. Evento atenderá todos os requisitos do protocolo de saúde devido à pandemia.

O maior evento internacional de divulgação e difusão de ciências voltado à área educacional está de volta e ocorrerá nos dias 17 e 18 de março em São José dos Campos (SP), no CEFE – Centro de Formação do Educador. O V Science Days 2022, promovido pelo Instituto Alpha Lumen e a Michaelis Foundation for Global Education reunirá grandes atividades nacionais e internacionais para um público das escolas públicas e privadas da cidade e região. As escolas interessadas deverão fazer o cadastro no formulário de inscrição.

As parcerias nesta quinta edição envolvem empresas estadunidenses da área de tecnologia, educação, tais como KSCIA- International Space Academy, Full Sail, Farragut Academy, Embry – Riddle, R-Crio, Orion Science & Technology, além da AEB Agência Espacial Brasileira. Além disto teremos as tradicionais parcerias com secretarias, diretorias de ensino, INPE, Cemaden, Unifesp, Butantan entre outras entidades, inclusive empresas do setor privado.

.

Os dois dias iniciais serão destinados para oficinais temáticas com profissionais e cientistas convidados de segmentos de grande apelo junto ao público jovem, como inteligência artificial, astronomia, Biomecânica e aplicação de próteses em 3D, Astronomia, Criação e dobraduras de Rovers, Salvamento de Astronauta, Caixa de Areia SandBox, Engenharia Nuclear, Tabuleiro Cemaden monitoramento de desastres naturais.

Os palestrantes são pesquisadores renomados em suas áreas, com diversas titulações, e cada oficina deve receber no máximo 30 estudantes participantes.

Haverá também um circuito de palestras com temas atuais e que atraem a atenção do público jovem para a ciência. “A divulgação e difusão do conhecimento científico em eventos como esse são fundamentais para o estudante ter contato com cientistas, pesquisadores e profissionais da área, além de aprender e estimular a prática científica”, comenta a coordenadora do evento e diretora-fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga Aguilera.

As salas ocupadas pelas atividades do Science Days terão nomes de grandes projetos espaciais, como Sputnik, Gemini, Apollo e Hubble entre outros.

Além de levarem muito conhecimento, os participantes terão ainda uma grande área onde funcionará, em conjunto com outras as atividades, o Show de Ciências da USP Lorena, o Conheciências de Itajubá, exposições temáticas, simuladores de realidade virtual e um imenso foguete inflável da Fundação Astronauta Pontes. Todas essas atrações estarão no saguão principal do local e diversão para os jovens visitantes.

Em 2019, o Science Days juntou mais de 10 mil pessoas interessadas nas ações educativas com 200 expositores e este ano, pretende aproximar ainda mais estudantes de escolas públicas e comunidades da região.

Além das palestras com autoridades e cientistas brasileiros e internacionais, o V Science Days contará com oficinas de exposição, workshops, simuladores, jogos digitais, robôs, drones, planetários com observações astronômicas e muitas outras atividades.

A entrada é franca, mas como ato simbólico para participar do evento, o visitante deverá trazer apenas 1kg de alimento não perecível.

IV Science Days Brazil

  • iv-science-days-showciencia
  • iv-science-days-realidadevirtual
  • iv-science-days-ciencia
  • iv-science-days-simulador
  • iv-science-days-simuladores
  • iv-science-days-drone
  • iv-science-days-robotica
  • iv-science-days-robos
  • iv-science-days-robo
  • iv-science-days-darthvader
  • iv-science-days-starwars
  • iv-science-days-autoridades

Mais sobre o Evento:

Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, importante evento que visa abrir oportunidades para a educação e a sensibilização sobre a importância da ciência e tecnologia, indústria aeroespacial e seu impacto na economia, o Science Day, busca fomentar o empreendedorismo e destacar startups entre jovens universitários para estimular iniciativas em ciência e tecnologia.

Sobre o Instituto Alpha Lumen

O IAL é uma ONG que busca soluções de impacto social, por meio de ações educativas que desenvolve inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade – entre eles o Clube dos Sonhos e o Projeto Escola – e trabalha com jovens e crianças para formar lideranças capazes de refletir a construção da própria história, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo.


Fonte: Instituto Alpha Lumen

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock