Header ad
Header ad

O que representa votar nulo

Segundo Márcia Cavallari, diretora executiva do IBOPE, a taxa de eleitores que pretendem vota nulo ou em branco é hoje o dobro da registrada em 2010, nesta mesma etapa da campanha eleitoral. Não temos como prever se esse número diminuirá até as eleições, porém se isso ocorrer, com certeza a presidente Dilma Rousseff não será quem ganhará esses votos, pois essas pessoas que declaram que votarão em branco ou anularão o seu voto, tem uma avaliação negativa do governo atual.

A diretora do IBOPE, afirma que 16% da população que vota no Brasil, pretende votar em branco ou anular o seu voto e isso representa que esse percentual não tem interesse nas eleições, não encontra candidatos os quais se tenha uma identificação, está desencantado com a política realizada no país e assim se sente desestimulado a participar do processo decisório do país.

A caracterização desse grupo é a seguinte, segundo a pesquisadora: pessoas com escolaridade mais alta, renda familiar elevada e vivem nos grandes centros urbanos, principalmente no Sul e Sudeste do país.

Se as pesquisas até esse momento que vivemos nos mostram que o índice de abstenção pode crescer ainda mais, é o momento de refletirmos o que esse ato representa para o futuro do país.

Se nos abstemos de participar do debate político e da escolha, não temos como cobrar respostas! É importante atuarmos, conhecer candidatos, propostas. Examinar estratégias, votar e continuar participando do processo político que não termina com a eleição.

Não escolhemos apenas um candidato para ganhar uma eleição, mas um presidente que administra o nosso país, um governador que representa e organiza o nosso estado e deputados e senadores que fazem as leis que devem refletir os nossos anseios! Vamos pensar nisso!

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

Outras Publicações

SiteLock