Header ad
Header ad
50 anos de Pink Floyd: Exposição Restos Mortais

50 anos de Pink Floyd: Exposição Restos Mortais

banda-pinkfloydO Victoria and Albert Museum de Londres anunciou a primeira grande retrospectiva internacional da banda Pink Floyd, considerada uma das mais influentes e pioneiras do mundo.

Para comemorar os 50 anos desde que a banda lançou seu primeiro single “Arnold Layne” e mais de 200 milhões de gravações vendidas, “The Pink Floyd Exhibition: Their Mortal Remains” promete ser uma experiência única para os fãs.

A exposição marca a primeira colaboração em décadas, relembrando os integrantes da banda, promovida por Michael Cohl e a Iconic Entertainment Studios.

O visitante terá a chance de acompanhar a trajetória do Pink Floyd na história que mudou a paisagem cultural a partir da década de 60, considerando o fato de que suas músicas ocuparam um distinto espaço experimental entre os grandes nomes do rock, até se tornarem os expoentes de um movimento psicodélico que mudou a compreensão da música para sempre.

Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de arte e design do mundo.
Fundado em 1852, em Londres, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de arte e design do mundo.

Conhecida como a principal banda de rock progressivo de todos os tempos, eles se tornaram um dos grupos mais importantes da música contemporânea ao produzirem som e imagens emblemáticos da cultura popular. Como é com os porcos voando sobre a fábrica da estação Battersea, o Lado Negro da Lua (The Dark Side of the Moon) com seu prisma, vacas, martelos gigantes marchando, professores inflexíveis e autoritários, bem com uma visão mais profunda sobre os limites entre a vida e a morte a partir de simbolismos e letras criativas que se fundem com o surrealismo moderno.

Division Bell: Álbum completa 23 anos, neste dia (28/03)
Division Bell: Álbum completa 23 anos, neste dia (28/03)

Além do ambiente sonoro, a exposição pretende homenagear Storm Thorgerson, Gerald Scarfe e Peter Wynne-Wilson, responsáveis pela concepção artística-visual da marca Pink Floyd, apresentando a composição, encenação, design, cinema, tecnologia musical, design gráfico e fotografia.

Serão mais de 350 objetos e artefatos, incluindo material inédito, apresentado ao lado de obras das coleções de arte, design, arquitetura e performance do V&A. Os destaques incluirão cenas espetaculares e peças de construção de algumas das mais inovadoras e lendárias capas de álbuns do Pink Floyd, incluindo sucessos The Dark Side of the Moon, The Wall e The Division Bell, instrumentos, tecnologia da música, desenhos originais, desenhos arquitetônicos, letras manuscritas e diversas cópias de cartazes psicadélicos da banda.

Na exposição, os visitantes terão a oportunidade única de experimentar o nunca-antes-visto clássico Pink Floyd que apresenta concertos e um espetáculo de luz laser personalizado.

pinkfloydDe acordo com Martin Roth, diretor do museu “O V&A está perfeitamente preparado para exibir o trabalho de uma banda que é tão reconhecida por sua originalidade visual como para a sua música.” Fã incondicional, ele ainda acrescenta: “O Pink Floyd é uma impressionante e duradoura história de design e sucesso criativo, há mais de cinco décadas como pioneiros da união de som e visão.”

The Pink Floyd Exhibition: Their Mortal Remains será uma excelente oportunidade para os visitantes se localizarem em uma linha do tempo que remonta o desempenho, design e produção musical com material do próprio arquivo da banda e coleções incomparáveis da V&A em arquitetura e literatura”.

pinkfloyd-exhibitionA exposição é curada pela V&A e uma equipe liderada por Victoria Broackes ao lado de Aubrey ‘Po’ Powell da Hipgnosis, atual diretora criativa do Pink Floyd e Paula Stainton. Os curadores trabalharam em estreita sintonia com Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e o Estate of Richard Wright.

O Victoria and Albert Museum está localizado na Cromwell Road, em Londres e o evento irá permanecer durante 20 semanas com previsão de início no dia 13 de maio. Maiores informações e ingressos para a exposição no site http://pinkfloydexhibition.com.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock