Header ad
Header ad

Armazenamento em nuvem e seu funcionamento

 

Há não muito tempo atrás, estávamos usando disquetes. Eles possuíam apenas 4,14 mega bites de espaço para armazenamento. Os tempos evoluíram e veio o revolucionário CD – Compact Disc. Esse era bem prático, entretanto, sua facilidade de arranhar, muitas vezes, inutilizava seu conteúdo.

O tempo passou mais e veio o PenDrive, que atualmente possui um espaço gigante de armazenamento. Existem opções de mais de 70 mega bites. Mas, o que veio revolucionar o mundo em questão de armazenamento de informação é o armazenamento em nuvem.

O conceito de armazenamento em nuvem, na verdade consiste que o usuário de algum arquivo (uma planilha, por exemplo) não precisa estar em um lugar específico para acessá-la. Sendo assim, seu armazenamento não está em um computador, e sim, na rede. Bastando apenas o usuário estar conectado à internet para executar suas tarefas e até atualizar o conteúdo de qualquer lugar do planeta.

Recursos humanos em nuvem

Uma empresa multinacional chamada Cezanne, levou a história a um patamar interessante. Eles criaram uma plataforma online para gestão de recursos humanos. Dessa forma, é possível gerir as faltas de funcionários, avaliação de desempenho, analise do tempo de férias. Tudo isso, bastando apenas estar conectado à internet e possuir o software de gestão RH.

Os populares do Armazenamento em nuvem

Dropbox

O Dopbox foi um dos precursores a utilizar o armazenamento em nuvem. Foi criado em 2007 e até hoje é um dos serviços mais utilizados. Sua capacidade pode chegar a até 16GB.

Google Drive

Nessa plataforma do gigante Google é possível armazenar 5GB de arquivos gratuitamente. Nele você pode integrar ao Google Docs, e acessar arquivos como o Word, Excel, Powerpoint, etc. Sua velocidade é surpreendente. Em poucos minutos é possível enviar arquivos de grandes tamanhos e coloca-los no ar.

SkyDrive

Semelhante a plataforma do Google Drive, nele, é possível utilizar o word, excel e powerpoint. Sua capacidade de armazenamento é impressionante. São 25GB, podendo aumentar de 5 a 10 megas mediante ao pagamento de taxas.

Texto cedido por Daniel Delfino.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock