Header ad
Header ad

Atenção aos detalhes em fotografias

alianças-e-gotas-de-chuva

Todos nós sabemos que os detalhes são fundamentais na hora de se obter uma boa foto. Porém, não são todos que se lembram disso na hora de fotografar, mas sim, quando conferem como ficou o resultado da foto no computador. Para você que não dispõe de um fotógrafo no momento e quer sair para fotografar, ficar atento(a) aos detalhes é uma boa dica.

Para Stefano Aguiar, fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro, a atenção pode estar em pequenos detalhes, como alianças, peças que ele adora fotografar, ou detalhes que chamam atenção nas fotos, por exemplo, as roupas. Caso você separe um dia para fazer um ensaio fotográfico e leve roupa extra, lembre-se de colocá-la no cabide, desta forma você evita amarrotá-la. Conferir se o cabelo está bem arrumado e se o sapato está limpo também são dicas que valem ser lembradas.

Lembre-se que menos, na verdade é mais

Mudando o foco da fotografia, tenha atenção aos detalhes não só ao fotografar pessoas, mas também ao dar cliques em natureza, por exemplo. Existem inúmeras possibilidades de assuntos para serem registrados. Se você olhar com atenção a cada passo que der, encontrará coisas que jamais teria imaginado, sem a devida atenção.

Após selecionar o assunto, explore uma boa composição. Uma das primeiras qualidades de uma foto é a atenção que ela capta no espectador. Dessa forma, sua foto ficará organizada e harmoniosa. O melhor de tudo é que isso não depende do equipamento, mas sim, de seu olhar fotográfico.

O ideal é não centralizar o assunto da sua foto. Para conhecer este conceito, existe a regra dos terços. Para entendê-la, pegue a sua imagem e desenhe mentalmente um “jogo da velha” nela. Os pontos mais importantes da sua foto devem estar em um ou mais dos 4 pontos de convergência, ou seja, nos pontos que se cruzam.

Uma boa dica para dar mais atenção ao seu objeto é desfocar o fundo. Essa propriedade ótica é especial para melhorar a composição da sua foto, isolando ainda mais o assunto principal. Depois dessas dicas, você não vai mais querer parar de fotografar, não é mesmo? Então aproveite e faça fotos incríveis!

Texto cedido por Raphaela Aleixo.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock