Header ad
Header ad

Concursos militares são uma opção em tempos de desemprego alto

Concursos militares

Desde 2012, quando o IBGE começou a série histórica de pesquisas sobre desemprego, jamais os indicadores estiveram tão altos. Desde abril, quando o desemprego na PEA (População Economicamente Ativa) bateu a casa dos 10%, 10,4 milhões de brasileiros em idade produtiva encontram-se sem qualquer ocupação formal.

Se compararmos com o trimestre do mesmo período do ano passado, teremos uma elevação em mais de 40%. O reflexo mais dramático de tão elevada taxa é nos níveis salariais. Como a oferta de mão de obra é grande, os salários num geral, caem em seu valor bruto e na média.

Concursos públicos militares podem ser uma solução

ranger-brasil-militar

Com tanta gente no mercado procurando emprego, a disputa por uma vaga, em muitos dos casos, pode ser decidida no famoso QI, o Quem Indica. Por isso, quem não encontrou ainda um emprego e tem dificuldades em ser indicado, tem como uma das melhores opções tentar um concurso público como forma de se reinserir no mercado de trabalho.
Os concursos militares são uma boa opção, já que abrem todo ano e oferecem muitas vagas, para ambos os sexos. Dois dos mais procurados são para duas escolas de formação de sargentos, a ESA, do Exército, e a EEAR, da Aeronáutica.

Como se inscrever para a prova da ESA

O primeiro requisito a ser observado é a idade. Para a ESA, podem se inscrever homens e mulheres com idade a completar até 31 de dezembro de 2017, no mínimo,dezessete e, no máximo, 24 vinte e quatro anos de idade no ano da matrícula. Outros requisitos são ser brasileiro, ter ensino médio completo, passar na prova intelectual, exame de saúde, psicológico e pesquisa social.
Uma boa maneira de estudar para a prova da ESA é se matricular em um cursop preparatório especializado e fazer provas anteriores.
Informações: http://www.esa.ensino.eb.br/

EEAR, a escola de especialistas da Força Aérea Brasileira

Para a EEAR, os requisitos exigidos são idênticos aos da ESA, até o limites de idade. A diferença fica por conta dos conteúdos cobrados no exame intelectual e em alguns índices no teste físico.
Informações: ingresso.eear.aer.mil.br/

Um jornalista fã de Al Pacino e que considera Scarface um dos melhores filmes de todos os tempos. Gosto não se discute!

Outras Publicações

SiteLock