Header ad
Header ad

Curiosidades sobre a história da língua Inglesa

A Origem e evolução da língua inglesa decorre de três períodos distintos e sua história tem cerca de 1500 anos.

O primeiro período foi conhecido como Old English, esta foi a forma inicial do idioma, nos séculos V e XI. O  segundo, Middle English, apresentou um desenvolvimento médio, entre os séculos XI e XVI. E por fim, o Modern English, que é a forma moderna da língua desde o século XVI até hoje.

O surgimento do inglês deu-se através dos povos germanos que ocuparam a Inglaterra a partir do século V. O idioma nasceu nas ilhas britânicas recebendo o nome de Old English, Anglo Saxão e também de Englisc que significa “língua dos anglos”.

No decorrer dos anos o vocabulário do idioma foi evoluindo gradualmente e com a chegada do cristianismo, a língua começou a sofrer influências de palavras oriundas do latim e do grego. Posteriormente, dos escandinavos (invasores) que falavam o nórdico antigo, conhecido como Old Norse. O Old English é ainda preservada em variadas fontes, como traduções bíblicas, inscrições rúnicas entre outras.

Basicamente o que difere o Old e Middle English é a gramática, especialmente no campo analítico e sintático. Dizem que o próximo estágio da língua, o Middle English, iniciou-se devido à batalha de Hastings, no ano de 1066, em que o rei Willian (O Conquistador) venceu o exército dos anglo-saxões e, assim, impôs suas leis. Com isso novos termos começaram a ser usados na corte como também no militarismo, resultando em uma aquisição de elevado status social.

O Inglês moderno, surgiu a partir de 1550, época em que a Grã-Bretanha  passou a ser um império colonial, logo, foi se espalhando pelo mundo.

Como ocorre na língua portuguesa, o idioma inglês também se modificou ao longo dos anos e foi evoluindo e algumas palavras caíram no desuso. O que fez tudo isso acontecer foram as influências  de outras línguas, como o Celta, o Latim e o francês.

Para saber mais sobre a cultura da língua inglesa, acesse o site do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos — ICBEU.

Fonte: Vale Publicar

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock