Header ad
Header ad

Diferencie os tipos de lentes e faça boas fotos em locais fechados ou abertos

Tipos de lentes fotográficas

Fotos profissionais exigem do fotógrafo olhar crítico para distinguir os incontáveis cenários possíveis para captura de uma imagem. Devem ser observadas, primeiramente, as condições de iluminação, que têm relação direta com o tipo de luz disponível. Em ambientes fechados, trabalha-se com luz artificial, e em locais abertos durante o dia, dependendo das condições climáticas, pode-se abrir mão do flash e outros artifícios para ganhos em luminosidade.

O fotógrafo Rogério von Krüger, especialista em fotos em eventos, casamentos e corporativas enfatiza a importância da escolha da lente de acordo com o ambiente em que o ensaio será realizado “a luz é o primeiro elemento que deve ser considerado em fotografia. Isso tem relação direta com o local em que o objeto será fotografado. Naturalmente, se você não tem luz natural à disposição, deverá estar equipado para iluminar de acordo com a necessidade”.

O que devo saber para escolher uma lente?

Tipos de lentes fotográficas - Rogério von Krüger
Para esse tipo de foto, recomenda-se lentes com alta milimetragem

 

 

Para isso, Rogério enumera as características dos diversos tipos de lentes, de acordo com as possibilidades que cada uma apresenta. Além da iluminação, outro fator a ser observado em qualquer situação é a distância focal, que é a distância entre a lente e o objeto fotografado.

Elementos como zoom, enquadramento (mais aberto ou fechado) e ajuste do foco serão alterados conforme a distância focal for maior ou menor. Para isso, é importante compreender como são categorizadas as lentes fotográficas.

Quanto maior a milimetragem, menos abertura de imagem. Isso significa que as lentes de 300 mm, por exemplo, que é uma medida elevada, podem fazer imagens a maior distância com menos zoom, mas perdem angulação. Por isso, são indicadas para fotos que exijam riqueza de detalhes em objetos mais distantes.

Tipos de lentes fotográficas - Rogério von Krüger

Já nas lentes com milimetragem menor, como as de 70mm, ganha-se em abertura de imagem, mas seu alcance para distâncias maiores é reduzido. Entretanto, a classificação entre as marcas varia. As lentes com medidas menores podem, dependendo da aplicação, servir tão bem quanto as que alcançam distâncias maiores.

Outro dado a considerar: a abertura do diafragma

Uma lente fotográfica também tem outra propriedade que deve ser levada em consideração, que é a abertura máxima do diafragma. Lentes com especificação f/1.8 têm abertura maior do que uma f/2.8. Ou seja, nesse quesito, quanto menor o número, maior o diafragma, e consequentemente maior será a capacidade de captar luz.

Lentes sem zoom têm grande abertura de diafragma, o que possibilita a captura de imagens com mais nitidez. Lentes equipadas com zoom, via de regra, têm abertura limite de f/2.8.

Portanto, fica claro que a decisão sobre qual lente utilizar vai depender diretamente do ambiente em que se está trabalhando. Afinal, luz e distância são os componentes principais em uma fotografia.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock