Header ad
Header ad
Empresários e Mentores Investem em Redes de Transformação

Empresários e Mentores Investem em Redes de Transformação

Nota do Editor

  • Projeto Alpha EdTech do Instituto Alpha Lumen conta com o apoio do empresário André Street (Stone), Fundações Brava e Behring, além de outros mentores que acreditam na transformação social, por meio da educação.

Empresas que investem em projetos como o Alpha EdTech são fundamentais na formação de um profissional, não apenas preparado para ficar atrás de um computador lidando com códigos, mas que saiba lidar com pessoas e equipes e ainda, atuar dentro das empresas como uma liderança e uma referência.

Embora vivemos um cenário desafiador para o crescimento da área, a grande demanda e o número reduzido de profissionais especializados em desenvolvimento de software apresenta oportunidades para a construção de soluções que permitam às empresas não terem sua evolução freada por essa necessidade.

Tecnologia que gera mobilidade social

Segundo a fundadora Nuricel Aguilera do Instituto Alpha Lumen, entidade sem fins lucrativos, que busca soluções de impacto social através de ações educativas, democratização do conhecimento, inovação em metodologias e tecnologias como o desenvolvimento de plataformas de E-learning para ensino remoto, o momento viabiliza soluções sociais pela geração de estruturas voltadas a formação de pessoas em vulnerabilidade dando-lhes as condições necessárias para que possam se inserir no mercado de tecnologia. “Vulnerabilidade não se restringe à categoria econômica apenas, passando por organizações políticas de raça, orientação sexual, gênero, etnia.”

De acordo com a ONG IAL, apesar da procura por especialistas em tecnologia seja alta, anualmente as universidades formam apenas algo em torno de 46 mil pessoas em áreas ligadas a TI. Ou seja, é uma profissão que conta com pouca concorrência e possui alta demanda no mercado.

O projeto Alpha EdTech dá ênfase na promoção da igualdade de gênero, ampliando a participação das mulheres nas áreas de TI, e contribuição na redução da pobreza por meio de formação especializada acessível a populações de todo o país. Trata-se de uma iniciativa que envolve pessoas, empresas e instituições por meio da democratização do conhecimento em uma grande rede de transformação.

Por meio da participação das empresas, o Alpha EdTech prevê a difusão de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça, muitas vezes presentes no ambiente de trabalho, e estabelecer junto as empresas participantes, um sentimento de valor pelo diferencial construído a partir do compromisso com ações de responsabilidade social, que ao mesmo tempo contribuem como solução para as suas demandas de profissionais especializados e lhes permite acelerar seu desenvolvimento.

Formação plena de profissionais na área de TI

Com a proposta de ser uma code academy de formação acelerada, com excelência, sem fins lucrativos, que contrata pessoas advindas de situações de vulnerabilidade com interesse e talento para a área TI, como trainees remunerados (aspirantes a dev) de forma a permitir-lhes dedicação integral no seu desenvolvimento, trabalhando em projetos reais numa conexão direta com empresas e mercado de trabalho, o Alpha EdTech possui um processo que inclui o desenvolvimento dos soft skills necessários na formação desse tipo de profissional. Além disso, podemos destacar algumas vantagens que fazem toda a diferença:

  • ABRE OPORTUNIDADES – Encontra talentos em situação de vulnerabilidade, num processo seletivo de âmbito nacional que traz em si mesmo uma experiência inspiradora e educativa como estímulo de crescimento. Por ser uma interação de aprendizagem híbrida viabiliza o acesso independentemente da localização sua geográfica.
  • GERA MOBILIDADE SOCIAL – A iniciativa traz conexão efetiva com emprego e verdadeira transformação social preparando e remunerando esses talentos durante a sua formação como desenvolvedores e com isso, possibilitando-lhes dedicação integral numa aprendizagem intensiva e de qualidade.
  • CONEXÃO COM EMPRESAS – Cria valor real para empresas a partir formação acelerada de profissionais de TI numa construção colaborativa de compartilhamento de conhecimento e experiência. Para as empresas envolvidas no projeto, essa participação também pode gerar oportunidade de aceleração de resultados positivos em seu desempenho do ESG (Environmental, Social and Governance), estimulando um ambiente corporativo ainda mais inovador, ágil e socialmente responsável.
  • A DIFUSÃO DE NOVAS CONCEPÇÕES NA GESTÃO DE PESSOAS E NA CULTURA ORGANIZACIONAL – O Projeto prevê, a partir intensa participação das empresas, a construção de novas perspectivas na cultura organizacional que reforcem o combate às dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça, muitas vezes presentes no ambiente de trabalho, e estabeleçam um sentimento de valor pelo diferencial construído a partir do compromisso com ações de responsabilidade social, que ao mesmo tempo contribuem como solução para as suas demandas de profissionais especializados e lhes permite acelerar seu desenvolvimento.

A competição global, a alta exigência dos consumidores e as novas tecnologias tem ampliado os investimentos de todo setor produtivo na criação de produtos melhores e serviços ainda mais eficientes e convenientes. Essa dinâmica vem impulsionando continuamente o mercado de tecnologia que é um dos mais promissores. Mas esse aquecimento precisa, além de investimentos, um número maior de profissionais preparados para implementar essas soluções digitais.

 

Saiba como você pode apoiar essa rede de transformação:

Você pode direcionar até 3% do IR devido para o Instituto Alpha Lumen no ato da declaração do Imposto de Renda.

Instituto Alpha Lumen está aprovado pelo FUMCAD Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8.069 de 1990) as pessoas físicas podem destinar até 3% (Lei n º 12.584 de 2012 artigo 87) do IR devido.

Através deste recurso, crianças e jovens de áreas de vulnerabilidade da cidade terão acesso a oportunidades de participar dos projetos que visam ampliação acadêmica, culturatecnologia e saúde mental.

Clique aqui para conhecer melhor os projetos aprovados pelo CMDCA que o Instituto Alpha Lumen realiza para estudantes de baixa renda e comunidades carentes.

Quer saber mais sobre o Alpha Edtech e como participar do processo seletivo? Acesse o site do Instituto Alpha Lumen para conhecer todos os detalhes do programa.


Fonte: Instituto Alpha Lumen

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock