Header ad
Header ad

Inscrições Abertas para o ENEM 2015

Estão abertas do dia 25 de maio até 5 de junho as inscrições para o ENEM 2015. Está chegando a hora de colocar em cheque o que aprendeu no ensino médio e, para muitos, de tentar uma vaga numa das universidades públicas que usam a prova como processo seletivo, as provas estão previstas para 24 e 25 de outubro.

Para se inscrever, acesse o site http://enem.inep.gov.br. Lá, você deve informar seu RG, CPF e um endereço de e-mail. A taxa de inscrição é de R$63,00, mas os alunos do 3º ano do ensino médio estão isentos do pagamento automaticamente. Se você não estiver no 3º ano, mas não tiver condições de pagar a taxa, também pode pedir a isenção declarando carência no fim do formulário socioeconômico.

Mas cuidado, candidatos que tenham pedido isenção que faltem aos exames não poderão pedi-la no ano seguinte.

Além disso, para garantir que todos tenham acesso ao ENEM, casos especiais também podem ser informados na inscrição, como, por exemplo, quem precisar de provas em braile ou com fontes aumentadas, que tenham dificuldades de locomoção ou audição, pode pedir atendimento específico para poderem fazer a prova da melhor maneira possível, ajudando para que estudantes, muitas vezes brilhantes, não percam a oportunidade de avaliar seus conhecimentos ou conseguir uma vaga no curso superior que escolheram apenas por causa de degraus ou por não poderem ler as questões.

Também, buscando incluir e não constranger nenhum inscrito, os candidatos transexuais podem se cadastrar usando seus nomes sociais, além de ter garantido o direito de utilizar o banheiro de acordo com o gênero com o qual se identifiquem.

Outros candidatos guardam os sábados, como os adventistas e judeus, entre outros. Esses estudantes poderão realizar o teste depois do pôr-do-sol, respeitando seus preceitos religiosos, embora tenham que estar nos locais de prova no mesmo horário que os outros, às 13 horas.

Faça sua inscrição, imprima seu cartão de confirmação e estude. Uma boa nota no ENEM pode trazer muitas vantagens.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock