Header ad
Header ad

Entenda a candidíase no homem

Entenda a candidíase no homem

Considerada uma das doenças infecciosas mais comuns que acometem a região genital, a candidíase tem se tornado um dos motivos mais frequentes de visita aos consultórios urológicos.

Ela recebe este nome por ser causada pelo fungo Candida sp e trata-se de uma infecção que atinge, na grande maioria dos casos, a região genital, por isso frequentemente é confundida com uma DST (doença sexualmente transmissível).

Segundo Dr. Luiz Augusto Westin, especialista em urologia reconstrutora, “A candidíase está muito mais relacionada à umidade e má higiene do que a aspectos sexuais. Os diabéticos também devem ficar atentos, já que eles apresentam maiores chances de contrair a doença”.

Locais mais comuns e sintomas da candidíase no homem

A infecção costuma aparecer em áreas específicas da genitália, principalmente na cabeça do pênis (glande), na região escrotal e nas virilhas.

“Os sintomas são os mesmos, independentemente da área afetada, e incluem ardência, coceira, vermelhidão, descamação, mau cheiro e produção de secreção esbranquiçada”, explica o urologista.

Formas de tratamento

Segundo Dr. Luiz, “A maioria dos homens que chegam ao consultório com este problema relatam o uso de cremes, que, obviamente, não amenizam os sintomas. Além disso, quase todas essas pomadas apresentam corticoides em sua fórmula, ou seja, utilizá-las, mesmo como medida paliativa pode agravar o quadro”.

As principais formas de tratamentos são os medicamentos antifúngicos de uso oral, além de melhorar a qualidade da higiene local.

Vale ressaltar que a candidíase de repetição pode estar relacionada com o excesso de prepúcio, que dificulta a higiene adequada da região. Nesses casos, a cirurgia de circuncisão (postectomia) pode ser a melhor solução.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock