Header ad
Header ad

Esclarecimentos sobre o botox

Esclarecimentos sobre o Botox

Há anos que o botox tem feito a cabeça das mulheres e, a cada dia mais, os homens têm se rendido ao tratamento. Todos sabem que ele causa um efeito rejuvenescedor quase instantâneo e são necessários alguns cuidados especiais, mas será que as pessoas sabem mesmo o que é e como funciona o procedimento. A seguir, juntamente com a Dra. Kaliandra Cainelli, dermatologista da Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, vamos dar alguns esclarecimentos sobre o botox.

O que é botox

“O botox é uma toxina (chamada originalmente de toxina botulínica) produzida por uma bactéria que se chama Clostridium botulinum, causadora da doença botulismo. Essa toxina é purificada e depois industrializada em doses que não permitem que a doença se desenvolva”, explica Dra. Kaliandra. Seu uso estético tem como função amenizar as rugas e as linhas de expressão, mas também tem sido muito usado para o tratamento da hiperidrose (transpiração excessiva).

Como o botox funciona

Aquelas ruguinhas indesejadas aparecem por diversos motivos, incluindo má alimentação, exposição ao sol sem proteção e até pelo hábito de fumar frequentemente. Entretanto, mesmo que se tome todos os cuidados necessários com a pele, as rugas são inevitáveis pois o fator imprescindível para seu surgimento é a contração natural dos músculos da face. Ou seja, pessoas muito expressivas, que franzem muito a testa, sorriem muito ou costumam cerrar muito olhar, têm uma tendência maior a desenvolver rugas precocemente.

Dra. Cainelli explica que, “Quando aplicada nas rugas, o botox age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios para o músculo. Por este motivo é que os pacientes que fazem uso da toxina têm a contração muscular parcial ou totalmente interrompida. Mas é importante dizer que o bloqueio é temporário”.

Sua aplicação é injetável e atinge a terminação nervosa da região a ser tratada. Normalmente são ministrados anestésicos antes do procedimento e o paciente costuma sentir apenas leves picadas no rosto. Também não há cicatrizes e o efeito passa totalmente em alguns meses, fazendo-se necessárias novas sessões de manutenção do resultado. Não é necessário nenhum cuidado especial, nem antes nem depois do botox.

Indicações e contraindicações

A substância promove um efeito tensor sob a pele, por isso a principal função dela é o rejuvenescimento da pele. Geralmente é aplicada nas regiões da testa, no espaço entre uma sobrancelha e outra (glabela), nas rugas que cercam os olhos (popularmente conhecidas como pé de galinha) e nos sulcos ao redor dos lábios.

O botox é muito procurado pois é a solução mais rápida para o tratamento das linhas de expressão, mas vale ressaltar que a indicação ao procedimento deve ser feita por um dermatologista.

Assim como todo medicamento, a toxina botulínica é contraindicada em alguns casos específicos, como pessoas que têm algum tipo de alergia à substância, gestantes ou mulheres em período de amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Resultados e Benefícios

Os resultados começam a ser visíveis depois de dois ou três dias, se tornando mais aprofundados logo após a primeira semana. Nos quatro a seis meses seguintes, eles permanecerão estáveis. Depois disso, é recomendável agendar outra sessão, caso haja o interesse de fazer a manutenção do tratamento.

Os benefícios do procedimento são inúmeros. Como forma preventiva, ele não deixa que as rugas surjam, pois a movimentação muscular é bloqueada. Já como reparação, o botox ameniza as rugas garantindo que a musculatura facial esteja menos tensionada.

Qual a diferença entre bioplastia e botox

Muitas pessoas se confundem entre bioplastia e botox, mas é importante esclarecer que, “Ao contrário do botox, a bioplastia não é feita para amenizar os efeitos das rugas, mas para alterar os ângulos da face, como na mandíbula e nas maçãs do rosto. Ela costuma corrigir algumas ‘imperfeições’, aumentando os lábios e melhorando o aspecto do nariz. Diversas substâncias são usadas nessa técnica, como colágenos”, encerra a dermatologista Kaliandra.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock