Header ad
Header ad

Estradas perfeitas – Um realidade possível

imagem-asfalto

Quem transita diariamente por ruas e rodovias, sabe que a qualidade da maioria delas não é muito boa.

A tecnologia tem se esforçado para dar mais qualidade de vida às pessoas e ao meio ambiente, que é tão impactado no processo durante a construção de pavimentos.

Exemplo disso é o projeto de revestimento de areia-asfalto a frio em rodovias de baixo volume de tráfego. O estudo é do engenheiro de transportes, Marcio Silveira, da Universidade de São Paulo- USP. O objetivo do estudo é ver se a mistura garante uma maior resistência ao desgaste e a deformação do asfalto.

Outra boa alternativa é o rejuvenescimento do pavimento. É o que faz o selante asfáltico Betuseal. Com uma aplicação rápida, o produto garante uma maior durabilidade e resistência ao asfalto, além de impermeabiliza-lo e o proteger contra os raios UV.

Já os holandeses levaram a questão das estradas ao extremo. Lá foi criado um pavimento que absorve poluição. A invenção é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. O asfalto especial conseguiu absorver 45% dos gases poluentes emitidos ao longo de um ano de experiência.

Como você pode ver, sobram soluções que visam melhorar nossa qualidade de vida e otimizar nosso tempo. Você conhece mais alguma? Mande para nós!

Texto cedido por: Daniel Delfino

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock