Header ad
Header ad
Iniciativa busca combater a fome no Brasil

Iniciativa busca combater a fome no Brasil

Nota do Editor

  • 15 por 15 é um pacto pelos 15% com Fome no país e busca doações de todos.

Em números reais desta terça-feira (19/07), foram registrados 7.975.792.642 habitantes na Terra. Não é difícil, portanto, que em algumas horas já somemos um total de 8 bilhões de pessoas vivendo em um planeta com mais de 828 milhões de pessoas afetadas pela fome, segundo o último relatório SOFI – Food and Agriculture Organization of the United Nations, levantado pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Ainda de acordo com o relatório, desde o início da pandemia de Covid-19, mais de 150 milhões de pessoas também passaram a fazer parte desse quadro alarmante de desigualdade, considerando que os 10% mais ricos da população global controlam 76% da riqueza mundial, em contraste dos 50% mais pobres que possuem apenas 2% dessa fatia do bolo e dos 40% médios com apenas 22%. É o que revela a The World Inequality Lab que reúne cientistas sociais comprometidos em pesquisas baseadas em evidências.

E já que estamos falando de porcentagem, a Rede de Comunicação do Jornalismo Colaborativo entende a importância em destacar a campanha 15 por 15 lançada neste mês (15/07) com o objetivo de viabilizar doações diretamente para instituições realmente engajadas nesse processo de combate à fome e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar.

O Brasil vive hoje o maior retrocesso na história com mais de 33 milhões de pessoas passando fome, ou seja, 15% da população simplesmente não têm o que comer.

São mais de 15 instituições e 10 empresas que já fazem parte de um movimento, lançado pela Ação da Cidadania para mobilizar a sociedade civil na luta contra a insegurança alimentar.

Inspirado por uma releitura da grande mobilização que Herbert de Souza (Betinho) promoveu há quase 30 anos, quando também convocou o país inteiro a assumir um papel ativo na luta pelo direito à alimentação, movimento que deu origem à Ação da Cidadania – Contra a Fome, a Miséria e pela Vida e que hoje está à frente da campanha, a Campanha 15 por 15 busca incentivar milhões de voluntários, empresas, grupos de mídia e organizações da sociedade civil no combate à fome.

O Pacto pelos 15% com Fome já tem a adesão de diversas entidades nacionais e regionais como a Central Única das Favelas (Cufa), Gastromotiva, OAB Nacional, Bem Maior, IDIS, GIFE, Pacto Global, G10, União BR, Voz das Comunidades, Ethos, Fiocruz, Instituto Phi, Instituto Claro, Visão Mundial e Amigos do Bem e agora também a Rede de Comunicação do Jornalismo Colaborativo que acredita no poder da transformação social através de conexões solidárias e disruptivas.

Saiba como você pode doar e fazer a diferença para as famílias brasileiras que não tem uma refeição sequer na mesa, enquanto você lê esse texto.

Acesse:

www.15por15.org

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

SiteLock