Header ad
Header ad
MundIAL reúne estudantes de escolas públicas para discutirem e buscarem soluções para os problemas do mundo

MundIAL reúne estudantes de escolas públicas para discutirem e buscarem soluções para os problemas do mundo

 

Em sua 3ª edição, a MundIAL – Model United Nations Debate Instituto Alpha Lumen que envolveu importantes discussões online, durante os dias 30 e 31 de Outubro, é a primeira simulação de congresso da ONU para jovens de escola pública.

Organizada pelo Instituto Alpha Lumen com o apoio da UNIC RIO (Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil), PEA UNESCO e ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), a simulação contou com mais de 250 estudantes que participaram de quatro comitês gerais:

  • Conselho dos Direitos Humanos – Movimento Black Lives Matter;
  • Câmara dos deputados – Pantanal em chamas;
  • Gabinete – Corrida da vacina;
  • G20 – The future of online business

Além disso, o MundIAL teve um comitê lúdico para alunos de 11 a 13 anos: “Heróis da Marvel – Invasão Skrull” e outro especial para os educadores: “Reunião de estados – a democratização do acesso à educação”.

 



.

Por que a participação dos jovens no MundIAL é importante?

O foco do evento é ajudar os estudantes das escolas públicas a desenvolverem um pensamento crítico e globalizado sobre as pautas internacionais e entender como elas afetam desde as relações globais até o seu cotidiano.

Esse tipo de oportunidade educacional conecta a realidade aos estudantes atuando no desenvolvimento de cidadãos e futuros profissionais atentos e protagonistas na resolução das questões do mundo.

Desenvolvido para jovens que entendam a importância da diversidade para a construção de um futuro plural e sustentável e tenham mais empatia na interrelação com o outro.

Entre as dinâmicas realizadas durante o MundIAL, destacamos o trabalho com profundidade e sentido das competências que caracterizam a formação e amadurecimento dos estudantes, contribuindo também para o crescimento acadêmico.

O MundIAL é mais um projeto do Instituto Alpha Lumen que estimula a mente dos jovens a partir da escrita, oratória, construção de argumentos elaborados e dinamicidade nas relações interpessoais, todas, competências fundamentais à formação dessas mentes brilhantes.

Essa aproximação de realidades distintas é transformadora e se multiplica a partir do indivíduo para a seu entorno e para a sua comunidade.

.




Fonte: Instituto Alpha Lumen

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock