Header ad
Header ad

Neurocirurgia: últimos avanços e a sua importância

neurocirurgia

As neurocirurgias não são focadas apenas em procedimentos no crânio e na massa encefálica. Elas envolvem também a solução de problemas medulares e nervos periféricos.

É a área da medicina que apresentou, sem dúvidas, maior desenvolvimento nos últimos anos. A evolução é mostrada nos casos de recuperação de lesões parciais, com devolução de movimentos de pacientes paralíticos e tratamentos extremamente delicados, como o da ginasta Laís Souza, que após diversos procedimentos, apresenta níveis altíssimos de evolução em um quadro que, anos atrás, seria de irreversibilidade.

Materiais Cirúrgicos de alta precisão fazem a diferença

Um dos elementos que fazem diferença na hora do tratamento é o conhecimento que vem se acumlando. Os médicos especialistas estão com maior domínio sobre as áreas cerebrais, dominando de forma muito mais eficaz a microanatomia cirúrgica. O cirurgião Eduardo Guitierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, ressalta que a melhoria dos equipamentos é fundamental para a qualidade das intervenções “qualquer que seja a cirurgia, é necessário um aparato técnico. Sendo um procedimento cerebral, ele se torna fundamental pela complexidade da área”, afirma.

Conheça as especificações dentro da neurocirurgia

Dentro dasespecialidades, ainda existem outras divisões que cuidam de casos específicos, tornando a capacidade de solução muito maior, devido ao conhecimento mais aprofundado. São áreas da neurocirurgia:

  • Neurotraumatologia – trata de traumatismos cranianos e da coluna causados por acidentes.
  • Neurooncologia – é a especialidade que trata tumores cerebrais e medulares.
  • Neurocirurgia Vascular – é a especialidade que cuida de aneurismas e mal-fomações artério-venosas. A parte circulatória do cérebro.
  • Cirurgia da Coluna – trata de hérnias de disco e deformidades e outras problemáticas de coluna
  • Neurocirurgia do Sistema Nervoso Periférico – trata de traumatismos e tumores dos nervos
  • Neurocirurgia Funcional – trata de possíveis dores, movimentos anormais , comportamento, hipófise ou casos de epilepsia

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock