Header ad
Header ad
Notre-Dame: A história se desconstruindo

Notre-Dame: A história se desconstruindo

Um incêndio  destruiu, nesta segunda-feira 15 de abril, mais de 150 anos de história ao atingir a Catedral de Notre-Dame, em Paris. Lamentavelmente,  o sino e o teto da igreja foram destruídos e traziam consigo séculos de enredo. Mediante essa notícia, houve choro, comoção  e perdas irreparáveis.

A Catedral faz parte do patrimônio mundial da humanidade desde 1991, sendo um marco não só da arquitetura, mas também do cristianismo; abrigando 9000 fiéis, e é considerado o  ponto turístico mais visitado da França. Passou por guerras, revoluções, principalmente pela Revolução Francesa.

Foi ressacralizada pelo Napoleão Bonaparte em 1804, onde ele queria ser coroado rei e nessa celebração, ele e a mulher decidiram se vestir de branco, foi assim que surgiu a tradição das noivas se vestirem de branco.

Sabe-se que  o acervo de Notre-Dame era constituído por vários tesouros, relíquias, objetos de arte sacra e obras de arte. Para se ter uma ideia, o vitral da igreja foi feito por alquimistas que envolvem preciosismos históricos e, infelizmente, com o incêndio a construção tombou.

A Aliança Francesa, consternada como todos,  por esse trágico acidente de grandes proporções, lamenta todo o ocorrido, espera-se que  não só as causas sejam desvendadas, mas que também, existam possibilidades de recriá-la e ainda protegê-la.

Isso envolve a cultura de um povo, a história da História.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

SiteLock