Header ad
Header ad

O que levar na bagagem de mão

A nossa dica de hoje é pra quem aproveita a temporada de inverno para viajar! Destino escolhido, passagens compradas, e malas prontas. Nada mais desagradável do que chegar ao aeroporto e ser avisado de que há objetos não permitidos na bagagem de mão. Não resta outra alternativa a não ser abrir a mala e colocar esses objetos lá, pois só assim poderá despachar.

Para evitar esse momento constrangedor, conversamos com Newton Mendonça, sócio fundador do Espaço Câmbio, casa de câmbio no Rio de Janeiro, que nos deu algumas dicas do que pode e do que não pode ser levado em uma bagagem de mão.

O que não pode ser levado

Bebidas e comidas: O que for adquirido antes de passar pelo controle do aeroporto não pode ter mais que 100 mililitros. Com relação a comidas sólidas, elas não podem ultrapassar 100 gramas. Quanto às bebidas alcoólicas, elas são totalmente proibidas.

Caso queira beber algo, espere o serviço das aeromoças dentro do avião que disponibilizar bebida alcoólica. Salvo ocasiões em que foram adquiridos no freeshop, desde que contenham lacre e nota fiscal.

Ferramentas e produtos químicos: A grande maioria das ferramentas, como alicates, martelos e machados estão proibidas. Afinal, quem leva isso na bagagem de mão? Mas é sempre bom garantir. Produtos químicos como sprays (para cabelo, por exemplo), cloro, acetona e vários outros também são proibidos.

Objetos cortantes e armas de fogo: Objetos pontiagudos são terminalmente proibidos dentro do avião, assim como as armas de fogo. Por mais entranho que seja alguém levar esse tipo de objeto, não custa lembrar!

O que pode ser levado

Existem alguns objetos que deixam o viajante na dúvida, se pode ser levado ou não. Portanto, saiba que guarda-chuva, pinça, tesoura sem ponta, líquidos em embalagens medicinais, e em pouca quantidade, e alguns cosméticos como batons e desodorantes estão permitidos. Acessórios para crianças, como leite e outros líquidos podem ser levados. Medicamentos também podem, mas é necessário apresentar a receita médica no balcão de embarque, caso seja exigido.

Aparelhos eletrônicos: Podem ser levados tranquilamente na bagagem de mão, é recomendado até mesmo pela companhia aérea levá-los junto ao passageiro para evitar o perigo de quebrar durante o voo.

O tamanho da mala também é um detalhe muito importante a respeito da bagagem de mão. Cada companhia tem medidas exatas para esse tipo de mala, e um peso limite para ser respeitado. Para não precisar pagar excesso de bagagem, é importante consultar o site oficial da companhia aérea que vai viajar antes de ir ao aeroporto.

Com essas dicas, ficou fácil viajar sem ter problemas, não é mesmo? Agora sua viagem poderá começar tranquilamente no aeroporto. Não se esqueça de levar todos os documentos necessários, e, Boa viagem!

Texto cedido por Raphaela Aleixo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock