Header ad
Header ad

Palmilhas ortopédicas: como, quando e porquê usar

Palmilha ortopédica

As necessidades da vida muitas vezes implicam em um comportamento que não é compatível com a estrutura do corpo humano. É o caso de, por vezes, necessitar ficar longas horas de pé sem se mover, jogando a pressão do corpo toda nos pés, sem qualquer tipo de alívio, o que vai comprometendo a saúde. Ao longo do tempo, as condições do corpo vão piorando e as dores aumentando assim como as chances de lesões.
Uma solução para problemas causados pela má postura são as palmilhas ortopédicas, que aliviam as dores causadas pelo processo que leva a formas erradas de pisar, e que evita lesões em tendões, nos joelhos, tornozelos e nos próprios pés. Elas ajudam a corrigir a postura e evitar o impacto, dando maior conforto para ficar de pé e mesmo para caminhar. Podem ser confeccionadas de vários materiais, incluindo o silicone.

Palmilhas ortopédicas para correção de postura

Um problema de saúde que acomete pessoas no mundo inteiro é o desvio postural.Trata-se de uma anormalidade ortopédica que deve ser acompanhada por um médico especializado. Para a confecção de uma palmilha ideal, médicos e fisioterapeutas devem ser consultados, já que esses profissionais devem indicar a palmilha ideal em cada caso. Existem avaliações para determinar o tipo de pé, pisada do paciente, além de testes de equilíbrio e mobilidade.
O uso desse tipo de material ajuda muito a evitar problemas maiores e auxilia, por exemplo na:

  • redução das dores provocados pela má postura, como dor nas costas, nos pés e nos quadris
  • prevenção de lesões, esporões calcâneos, fascite plantar, joanetes e outros problemas similares
  • Em casos de problemas circulatórios nas pernas

O médico ortopedista, Renato Bastos, da Ortocenter, clínica Ortopédica em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, afirma que as pessoas devem ter mais cuidados com os pés “não há como negligenciar uma parte fundamental do corpo. Com os pés em desequilíbrio, podem surgir problemas ortopédicos maiores, que demandarão tratamentos mais agressivos e dispendiosos”.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock